A responsável por apresentar o plano alimentar à diva da televisão foi a nutricionista e mestre em Ciências do Esporte Fernanda Muller. “Trata-se de uma dieta livre de produtos industrializados e baseada em insumos 'bicho e planta', ou seja, de origem animal e vegetal”, resume a especialista.
A dieta Low Carb é definida pela Organização de Diabetes do Reino Unido como uma dieta onde existe uma redução do consumo de carboidratos, devendo-se ingerir menos de 130 g deste macronutriente por dia.
O que você pode comer na dieta low carb Quem não come carnes, deve consumir ovos ou aumentar o consumo de leguminosas como feijão, soja, ervilha, lentilha e grão-de-bico, a fim de obter maior quantidade de proteínas.
Sendo fonte de vitaminas, minerais e fibras, o grão-de-bico pode oferecer uma variedade de benefícios para a saúde, como melhorar a digestão, ajudar no controle do peso e reduzir o risco de várias doenças. Além disso, ele é rico em proteínas, sendo um excelente substituto para a carne em dietas vegetarianas e veganas.
O grão-de-bico é rico em fibras, que ajudam a reduzir a velocidade com que a glicose é absorvida pelo organismo, o que contribui para o tratamento da diabetes. E isso não é uma vantagem só do grão-de-bico, outras leguminosas como o feijão, a lentilha e a ervilha agem da mesma maneira.
GRÃOS e LEGUMINOSAS. O trigo e seus derivados (pão, massas, biscoitos, bolos, entre outros) devem ser abolidos da dieta. Além de conter glúten, são carboidratos de baixa densidade nutricional. O arroz, a aveia, o milho, o centeio e a cevada também não devem ser consumidos.
Existem alguns alimentos derivados do milho que não são permitidos na Low Carb, temos como exemplo o fubá, a maizena ou a canjica. Em teoria, na low carb, nenhum grão pode ser consumido, mas essa é uma afirmação generalista. Alguns grãos ou alimentos quando estão verdes possuem uma quantidade de amido muito pequena.
Por não ser considerado um alimento de alta densidade nutricional, como a maioria das farinhas, o amido de milho deve ser incluído de maneira equilibrada na dieta. O consumo excessivo pode favorecer o ganho de peso, como acontece com a maioria dos alimentos de alto valor energético.
Quando você separa esse amido da fibra, resta a farinha de aveia, que possuí só o amido e não pode ser consumida na Dieta Low Carb. A fibra que restou desse processo é o farelo da aveia, esse você pode consumir tranquilamente na dieta, pois não vai ter aquele amido prejudicial que falamos.
Conheça abaixo as principais farinhas que podem ser utilizadas com sucesso numa dieta low carb.
Cardápio com aveia para emagrecer
Duas colheres de sopa de aveia no café da manhã vão impedir que a sua vontade de comer apareça antes do tempo. Isso porque o alimento tem uma fibra solúvel chamada betaglucana, responsável por retardar a digestão, aumentando a saciedade e diminuindo a fome ao longo do dia.
A porção recomendada de farelo de aveia (30 gramas ou duas colheres de sopa) contém 4,6 g desses nutrientes, ou seja, 18% do que precisamos ao dia....Principais nutrientes do farelo de aveia.
Nutrientes | Farelo de Aveia (30 g) | Aveia (30 g) |
---|---|---|
Calorias | 74 kcal | 117 kcal |
Carboidratos | 19,87 g | 19,88 g |
Proteínas | 5,19 g | 5.
Quanto tempo deixar a aveia de molho?Pra quem escolher a aveia de flocos grossos é ideal aquecer um pouco mais no microondas pra ela ficar mais macia. E se tiver tempo, melhor ainda deixar ela de molho na água por uns 30 minutos antes (ou até mesmo a noite inteira na geladeira e consumir no dia seguinte). Quanto tempo tem que deixar a Chia de molho?Para consumir a chia em forma de gel, deixe uma colher de sopa da semente de molho em 60 ml de água durante aproximadamente 30 minutos. "O ideal é consumir o gel assim que ele estiver formado, não sendo recomendado guardar a mistura para comer depois." Páginas populares:
|