Manteiga de Primeira Qualidade: É a manteiga que corresponde à classe de qualidade I da classificação por avaliação sensorial segundo a Norma FIL 99A: 1987. 2.
A manteiga é o produto obtido a partir da batedura do creme do leite (nata), fermentado ou não, o que provoca aglomeração dos glóbulos de gordura, ocorrendo uma separação, de fase líquida, denominada leitelho.
Tudo começa com um processo químico chamado hidrogenação. De forma simplificada, é o acréscimo de hidrogênio ao óleo vegetal, matéria-prima usada na fabricação da margarina. De óleo, ele passa a ser gordura, com ponto de fusão em temperatura mais alta e com maior estabilidade no processo de oxidação.
O creme de leite é obtido por separação centrífuga entre a parte lipídica, menos densa, e o leite desnatado.
Segundo a legislação vigente, os parâmetros físico-químicos que a manteiga deve atender são: umidade máxima de 16 %, gordura mínima de 82 % para manteiga sem adição de sal e para manteiga salgada não poderá ser inferior a 80 %, extrato seco desengordurado máximo de 2 %, menos de 0,5 % de carboidratos (lactose) e ...
7 litros de leite são feitos 1,5 quilos de manteiga.
Certamente a maioria de nós já se deparou com uma manteiga importada em alguma das nossas idas e vindas ao supermercado. ... A resposta é porque sejam, provavelmente, manteigas maturadas. Ou seja, manteigas produzidas a partir de creme de leite que foi inoculado com bactérias láticas antes da produção da manteiga.
A desnate de leite durante a pasteurização é a aplicação mais comum das separadoras centrífugas nos laticínios. A finalidade do processo de desnate é separar o leite cru em leite desnatado e creme.
O leitelho ou leite de manteiga é um líquido que se obtém com o batimento da nata (previamente ajustado o seu conteúdo em gordura) em manteiga.
Hoje, muito usado nos EUA, é feito comercialmente pela adição de uma bactéria ao leite desnatado ou semidesnatado, que dá à mistura uma textura um pouco mais grossa e um leve sabor ácido. Apesar do nome, é pouco gorduroso (de 1% a 2% de gordura). É muito fácil de ser feito com casa.
“É o soro que resulta do batimento da nata para a produção de manteiga, no processo original, ou que resulta da adição de determinada cultura de bactérias ao leite magro, na versão industrializada”, refere Filipa Morgado.
Se quiser menos gordura em receitas como cheesecakes, onde a textura é fundamental, substitua apenas metade do "heavy cream" por iogurte.
8 onças de queijo creme gordo misturado com 1/4 de xícara de creme de leite e 2 colheres de sopa de creme de leite gordo fazem um substituto decente para o mascarpone. Uma dica: não tente misturar os ingredientes quando o creme de queijo estiver frio!
Natas lácteas UHT, especialmente indicadas para aplicações culinárias. [...] add the broth (cooking stew) and cream.
O mascarpone acrescenta um sabor rico, cremoso, quase amanteigado a pratos como o tiramisu. ... Embora o cream cheese não tenha exatamente o mesmo sabor que o mascarpone, pode-se usá-lo como substituto. O creme puro funciona bem, mas misturá-lo a outros ingredientes é uma opção ainda melhor.