– procedimento para tornar uma curva que não é uma reta em um reta. – É encontrar uma relação entre duas variáveis, que satisfaça a equação da reta, ou seja, determinar os coeficientes angular e linear da reta ( ).
Em função da variável x, o lado direito dessa expressão representa a reta tangente ao grá co de f no ponto (a; f(a)). Assim, (5.
Uma escala logarítmica é uma escala que usa o logaritmo de uma grandeza em vez da grandeza propriamente dita. A apresentação de dados em uma escala logarítmica pode ser útil quando os dados cobrem uma grande gama de valores – o logaritmo reduz a representação a uma escala mais fácil de ser visualizada e manejada.
Na escala logarítmica, a distância entre um ponto e outro é a % do total. Ou seja, a distância entre 1 e 2 é 100%, que será a mesma distância entre 10 e 20, entre 100 e 200 e assim por diante.
Construção da Escala Logarítmica
Neste caso, escolha o Eixo X e em seguida selecione a opção “Formatar Eixo”, conforme apresentado na figura a seguir. Selecionando o eixo que terá a escala alterada. 2 – Na Caixa de Diálogos, “Formatar Eixo” mantenha-se nas “Opções do Eixo” e marque a opção “Escala Logarítmica”.
Como usar a escala logarítmica no Excel
Ajustar as marcas de escala e os rótulos dos eixos
Clique com o botão direito do mouse nos rótulos da categoria que você deseja alterar e clique em Selecionar Dados.
Sendo assim, Materiais é o título do eixo de materiais: Copo de isopor, Lata de alumínio, Fralda descartável, Garrafa plástica e linha de pesca. E o Tempos em anos é o título do eixo dos anos: 50, 200, 250, 250 e 600 anos.
Os eixos dos gráficos (x e y) apresentam as variáveis analisadas, que nesse caso são: materiais e tempo em anos. Os gráficos possuem a função de informar sobre os resultados que foram obtidos, quer seja em uma pesquisa ou em um trabalho científico.
Títulos de eixo estão geralmente disponíveis para todos os eixos que podem ser exibidos em um gráfico, incluindo eixos de profundidade (série) em gráficos 3D.
Existe uma grande variedade de tipos de gráficos, dentre os quais podemos destacar os de coluna, em barras, pizza, área, linha e rede. Juntamente aos gráficos em barra, são os mais utilizados.
Em estatística é muito comum a utilização de diagramas para representar dados, diagramas são gráficos construídos em duas dimensões, isto é, no plano. Existem vários modos de representá-los, as principais são: gráfico de pontos, gráfico de linha, gráfico de barra, gráfico de coluna e gráfico de setor.
Colocando o título De acordo com a NBR a identificação da ilustração deve figurar na parte superior, precedida da sua designação (palavra que descreve o tipo de ilustração). Neste exemplo que estamos apresentando, será Gráfico.
1. Título: apresenta de forma clara e direta o que as informações presentes no gráfico representam e, algumas vezes, a unidade de medida usada para essas informações ou alguma transformação para ela; ... Fonte de pesquisa: site, blog, página, pesquisa, jornal, revista ou qualquer outra fonte para a construção do gráfico.
Elementos dos Gráficos Fonte: muitos gráficos, sobretudo os da área de estatística, apresentam a fonte, ou seja, de onde as informações foram retiradas. Também podem apresentar o ano de publicação da fonte referida. Números: estes são essenciais para comparar as informações dadas pelos gráficos.
Selecione toda a tabela que será transformada em gráfico e depois clique em Inserir;
Como criar um gráfico
Criar um gráfico
Como fazer um gráfico no Excel