Amidas são substâncias nitrogenadas que apresentam uma carbonila (C=O) ligada a um nitrogênio (N). O nitrogênio das amidas pode apresentar um ou dois radicais ligados a ele. Podem ser classificadas em primárias, secundárias (monossubstituídas) ou terciárias (dissubstituídas).
Note que a primeira amida a ser sintetizada em laboratório foi a ureia ou diamida (CO(NH2)2). ... Por fim, as amidas são compostos encontrados nas fases líquida ou sólida e muito importantes na produção de detergentes, fertilizantes, polímeros, medicamentos, nylon, dentre outros.
As aminas estão muito presentes no nosso cotidiano. Estão presentes nos aminoácidos que formam as proteínas dos seres vivos. A partir destas substâncias, decorre a presença de aminas na decomposição de animais mortos: A trimetilamina é uma amina que faz parte do cheiro forte de peixe podre.
As aminas são largamente utilizadas em sínteses orgânicas diversas, na produção de certos tipos de sabões, na vulcanização da borracha (processo em que se adiciona enxofre à borracha natural para torná-la mais resistente e flexível) e na produção de sais de amônio, que são substâncias amaciantes usadas em ...
Amina
As aminas são compostos orgânicos identificados pelo grupo funcional derivado da amônia (NH 3), em que há a troca de um, dois ou três hidrogênios ligados ao nitrogênio por cadeias carbônicas.
PROPRIEDADES FÍSICAS Solubilidade: Aminas formam ligações de hidrogênio com solventes como água e álcool. Aminas terciárias formam ligações apenas pela interação do par de elétrons do N e o próton da ligação O-H. Tendem a ser solúveis em álcool. Aminas terciárias com até 6 átomos de C são solúveis em água.
Propriedades
As aminas são usadas na síntese de compostos orgânicos, na produção de certos tipos de sabões e na vulcanização da borracha. As aminas aromáticas são muito usadas na fabricação de corantes (como a anilina, que é a benzenoamina) e de explosivos.
As aminas aromáticas tendem a ser bases mais fracas, pois o par de elétrons livres entra em ressonância com o anel aromático presente na molécula.
Resposta. Pois são substancias que por possuírem orbitais vazios recebem elétrons de outros substancias. Alem disso tem PH acima de 7.
Já a relação entre acidez e pKa é inversa, quanto maior o pKa mais fraco é o ácido. Quando o pKa é menor que 1 se tem um ácido muito forte, quando o pKa vai de 1 a 5 se tem um ácido forte, com pKa entre 5 e 15 sem tem um ácido fraco e quando o pKa é maior que 15 o ácido é muito fraco.
Os fenóis são compostos orgânicos que possuem o grupo hidroxila (OH) ligado diretamente a um carbono do anel aromático. ... Graças ao carácter ácido dos fenóis, a substituição do grupo OH é bem mais fácil do que nos álcoois; assim, eles realizam reações de substituição.
Outra função importante dos ácidos carboxílicos em nossa vida pode ser vista no texto Ácidos carboxílicos e filtros solares. Visto que os ácidos carboxílicos possuem a hidroxila e o oxigênio, eles realizam ligações de hidrogênio, inclusive realizam o dobro de ligações de hidrogênio que as moléculas dos álcoois.
A importância dos ácidos para o ser humano, pode ser observada em seu corpo e em situações alimentares, além de em produtos que usamos. No corpo os ácidos participam da digestão dos alimentos, além de usado em preparo de alguns alimentos ou até mesmo presente na composição do mesmo.