As aminas são compostos orgânicos identificados pelo grupo funcional derivado da amônia (NH 3), em que há a troca de um, dois ou três hidrogênios ligados ao nitrogênio por cadeias carbônicas.
funcional carbonila
O grupo amino (-), e o grupo carboxila (-COOH), que caracterizam, respectivamente, as funções amina e ácido carboxílico. A presença dessas duas funções na mesma molécula esclarece a nomenclatura utilizada, “aminoácido”.
Em química orgânica, carbonila ou carbonilo é um grupo funcional constituído de um átomo de carbono e um de oxigênio, ligados por ligação dupla, que entra na composição de aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, haletos ácidos e amidas.
A função aldeido pertence as funções oxigenadas,pois,possui oxigênio interagindo com carbono na sua cadeia carbônica.
As funções orgânicas são grupos de compostos orgânicos que possuem propriedades químicas semelhantes em razão da presença do mesmo grupo funcional em sua estrutura. ... Por exemplo, a Química Inorgânica possui as funções inorgâncias, que são os grupos ácidos, bases, sais e óxidos.
O composto cloroquina possui as funções haleto orgânico, amina e uma imina (ligação dupla C=N). Na hidroxicloroquina temos as mesmas funções orgânicas presentes na cloroquina (haleto orgânico, amina e imina) mais a função álcool.
As funções orgânicas presentes na molécula de capsaicina são: Amida. Fenol. Éter.
As principais funções orgânicas são: cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, alcoóis, fenóis, ésteres, éteres, aminas e haletos. Na molécula de glicose estão presentes as funções orgânicas álcool e aldeído.
A capsaicina é o composto químico responsável pela ardência e picância da pimenta. Presente também no pimentão, possui ação analgésica, energética, digestiva, vasodilatadora e antioxidante no organismo. Também beneficia a respiração, combatendo a tosse e a congestão nasal.
Analisando a cadeia carbônica da curcumina, encontra-se nas extremidades, as funções orgânicas fenol, caracterizada pelo anel benzênico ligado à uma hidroxila; e a função éter, que é caracterizada pela ligação do átomo de oxigênio com dois carbonos.
C21H20O6
5 e 6
Composição química Possui carotenóides (crocinas, crocetinas, dimetil crocetina, picrocrocina). Também registra a presença de curcumina (óleo volátil, amarelo-alaranjado); compostos curcuminóides, como tumerona, atlantona, diaril-heptanóides e zingiberona.
Efeitos colaterais – Pode causar problemas digestivos (entre eles: refluxo, inchaço, flatulência, …) O consumo deve ser moderado. Se consumir açafrão excessivamente, então sofrerá as consequências dessa opção arriscada, pois há vários perigos que estão associados ao excesso de curcumina.
→ Cúrcuma e açafrão verdadeiro A cúrcuma, como já salientado, é da espécie Curcuma longa e pertence à família Zingiberaceae, mesma família do gengibre.
Você não precisa de açafrão recém-colhido para fazer o pó....Para fazer o pó, você precisará de: