A combinação mais comum de corantes usada em Histologia e Histopatologia é a Hematoxilina e Eosina (HE). A hematoxilina, é um composto orgânico que se obtém da planta leguminosa Haematoxylum campechianum, conhecida também pelo nome de Pau Campeche.
Ele age nas queratinas, ou seja, proteínas que formam as unhas, enrijecendo-os. E, ao enrijecê-las, as desidrata. No fim das contas, o formol só acentua a fragilidade das unhas – elas ficarão duras, mas quebradiças.
O uso indevido de formol em alisantes de cabelo pode causar diversos males à saúde, como: irritação, coceira, queimadura, inchaço, descamação e vermelhidão do couro cabeludo, queda do cabelo, ardência dos olhos e lacrimejamento, falta de ar, tosse, dor de cabeça, ardência e coceira no nariz.
O uso frequente de formol ou o contato ou a inalação de grandes quantidades dessa substância trazem risco à saúde pelo fato do formol ser capaz de provocar alterações genéticas e, assim, interferir em diversos processos do metabolismo celular normal, além de ser capaz de diminuir a função de alguns órgãos a médio e ...
No caso da progressiva, dependendo de sua concentração, pode causar queda de cabelo. Porém, os riscos vão muito além da estética! Em contato com a pele, causa irritação, vermelhidão dor e queimaduras. Em contato com os olhos, dor, lacrimejamento, visão embaçada e, em altas concentrações, até danos irreversíveis.