No Brasil, o Modernismo preconizava a independência cultural do país, sendo valorizada a cultura cotidiana brasileira, em específico, a linguagem popular....Principais autores da Terceira Fase
A narrativa é densa, pesada, cheia de idas e vindas, um constante remoer de situações. Em se tratando da literatura de Clarice Lispector, nem sempre se pode falar em narrativa. Há textos seus em que a interação psicológica é tão intensa, tão dominadora, que é comum não se poder falar em narrativa, em enredo.
A prosa intimista (ou prosa de sondagem psicológica) é um estilo literário em que as emoções e sentimentos do escritor e dos personagens da obra são refletidos na escrita. ... No Brasil, a escritora modernista que merece destaque na produção da prosa intimista é sem dúvida: Clarice Lispector (1920-1977).
Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1920. Aos dois anos de idade, em 1922, a autora migrou para o Brasil devido à Guerra Civil Russa, que provocou a falência da família de Lispector, assim como por motivos de perseguição religiosa – a família era judia.
Numa cerimonia simples, sem discursos, na qual a família chegou até a dispensar a presença do grão-rabino Henrique Lemle, substituido pelo cantor-mór Joseph Aronsohn, a escritora e jornalista Clarice Lispector - ela completaria anteontem 53 anos de idade - foi sepultada ontem no Cemitério Comunal Israelita, no Caju.