Ausência de seleção natural: para que uma população esteja em equilíbrio de Hardy-Weinberg, é necessário que a seleção natural não esteja atuando nela. Caso haja atuação da seleção natural, alguns genótipos serão selecionados, modificando as frequências alélicas da população.
Em vez disso, as populações tendem a evoluir: as frequências alélicas de pelo menos alguns de seus genes mudam de uma geração para a próxima. De fato, os geneticistas populacionais muitas vezes verificam se uma população está em equilíbrio de Hardy-Weinberg porque suspeitam que outras forças possam estar atuando.
Uma população que possua essas características, e na qual não ocorra nenhum fator evolutivo, tais como mutação, seleção ou migração, permanecerá em equilíbrio gênico, ou seja, as frequências dos alelos não sofrem alteração ao longo das gerações.
Dessa forma, a seleção natural altera a frequência gênica de acordo com a adaptabilidade dos indivíduos, selecionando e beneficiando determinados indivíduos com características favoráveis para a sobrevivência, não deixando uma população em equilíbrio gênico.
A mutação, processo pelo qual um alelo se transforma em outro, pode alterar a frequência gênica de uma população. Se a taxa de mutação de um gene A para seu alelo a for maior do que a taxa de mutação inversa (a à A), ocorrerá aumento na frequência do alelo a e a diminuição na frequência de A.
a) A Segunda Lei de Mendel (ou lei da segregação independente) produz variabilidade genética, por - que durante o processo os genes não alelos, situa - dos em cromossomos diferentes, combinam-se de todas as maneiras possíveis na formação das células reprodutoras e na descendência das espé - cies sexuadas.
De acordo com a primeira lei de mendel,os individuos da geraçao F2 de um cruzamento entre individuos homozigotos de genotipo deferentes eles sao.
Enunciado da segunda lei de Mendel ou lei da segregação independente. A segunda lei de Mendel, ou lei da segregação independente, pode ser enunciada da seguinte forma: Os pares de fatores para duas ou mais características segregam-se de forma independente na formação dos gametas.
Mais tarde verificou-se que a segunda lei de Mendel só é válida quando os genes das duas características se encontram em cromossomas diferentes, ela não é valida quando os genes se encontram no mesmo cromossomo, que são os genes ligados, veremos isso melhor no próximo texto.
Mendel concluiu que a herança da cor era independente da herança de textura. Como resultado, a 2ª Lei de Mendel pode ser enunciada da seguinte maneira: “Os fatores para duas ou mais características segregam-se no híbrido, distribuindo-se independentemente para os gametas, onde se combinam ao acaso”.
A principal diferença entre a primeira e a segunda lei de Mendel reside no fato de que a primeira lei é afirma que existe distribuição igual, enquanto que a segunda lei trata da segregação independente.
Na época em que Mendel realizava o cruzamento com ervilha seu trabalho nao foi valorizado pois o mundo cientifico da época nao soube avaliar a importancia do seus experimentos.