Os POPs da Convenção
Poluentes orgânicos persistentes (POPs) são compostos sintéticos resistentes à degradação e altamente estáveis e, portanto muito persistentes no ambiente. São tóxicos e apresentam grande capacidade para a “bioacumulação” em organismos vivos.
Os Contaminantes Orgânicos Persistentes (COP), POPs em inglês, são substâncias quí- micas extraordinariamente tóxicas e dura- douras. ... Entre os COP estão as dioxinas e furanos, o DDT e inúmeros agrotóxicos e substâncias químicas de uso corrente.
Os POPs podem atingir os oceanos via drenagem urbana e/ou transporte atmosférico. Uma vez no oceano, os POPs são distribuídos e transferidos através da coluna d'água, biota e sedimento (Fig. 2). Existe uma evaporação significativa da superfície do oceano para a atmosfera.
Os poluentes atmosféricos podem ser classificados quanto à sua origem (primários e secundários), composição (orgânicos e inorgânicos) e estado físico (material particulado, gases e vapores). Os poluentes considerados primários ou convencionais são aqueles lançados diretamente das fontes para a atmosfera.
São substâncias que normalmente não contêm átomos de carbono, enquanto as orgânicas contêm numerosos átomos de carbono em sua composição. Os compostos inorgânicos dentro dos nossos escopos de análises de água incluem tanto minerais como metais, e sua necessidade de análise vai depender da finalidade dessa água.
Considera-se poluente qualquer substância presente no ar e que, pela sua concentração, possa torná-lo impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, causando inconveniente ao bem estar público, danos aos materiais, à fauna e à flora ou prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade.
Orgânico vai muito além de um produto natural sem agrotóxicos, transgênicos e fertilizantes sintéticos. O produto é resultado de uma agricultura baseada em sustentabilidade, cultivo natural, equilíbrio ecológico e respeito ao homem.
Alimentos orgânicos são aqueles produzidos sem uso de agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos. As técnicas do processo de produção respeitam o meio ambiente, a saúde do trabalhador agrícola, a do consumidor e têm como objetivo manter a qualidade do alimento.
O que é Agricultura Orgânica Os produtos orgânicos são cultivados sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos e outras substâncias tóxicas e sintéticas. ... O resultado desse processo são produtos mais saudáveis, nutritivos e com mais qualidade de produção, o que garante a saúde de sua família e a do Planeta.
A agricultura orgânica, também chamada de biológica, é um tipo de agricultura alternativa que tem por finalidade a oferta de produtos saudáveis, priorizando a qualidade do alimento. É realizada por meio de técnicas específicas que contrapõem a utilização de agrotóxicos e fertilizantes em todas as fases do processo.
Verificado por especialistas O solo é adubado com esterco animal e não sofre ação química, com isso tem o desenvolvimento da vida nesse solo, como minhocas, bactérias e fungos benéficos.