Top 5 ferramentas para testar a rede local
O mais indicado é usar um dispositivo conectado diretamente ao roteador, por meio do cabo de rede, ou seja, ou desktop ou notebook. Com o dispositivo conectado, basta fazer uma busca no Google (ou navegador de preferência) pesquisando por “teste de velocidade da internet” ou termos similares.
Para saber se sua operadora está entregando a velocidade em MBs (megabytes) garantida e se você está recebendo a velocidade de internet contratada, basta acessar o Minha Conexão e testar a velocidade da internet. Não é preciso clicar em nada, apenas acessar o site e esperar que ele faça a análise da sua rede.
Conecte o seu computador à rede que você quer testar (por Wi-Fi, cabo, 3G ou 4G) e acesse o site do SpeedTest da Ookla. Você pode testar a velocidade de acesso a um servidor da sua escolha ou deixar que o aplicativo selecione o servidor ideal para o teste.
O mais indicado é ter, no mínimo, 10 MB. Isso se essa rede for dedicada apenas para a atividade. Quando a prática é somada a outras online, o mais correto é considerar um plano por volta dos 30 MB. Uma coisa importante para quem joga online é entender que seu plano precisa de velocidade de download e de upload altas.
Olá, Basta você observar o cabo que chega ao seu modem. A internet de fibra óptica é disponibilizada através de um cabo de fibra ótica, específico e de pequeno diâmetro se comparado aos cabos coaxiais ou mesmo os cabos telefônicos que são meios de acesso a Internet convencional ( não de fibra ótica ).
A internet fibra é transmitida por meio de cabos de fibra ótica de ponta a ponta, diferentemente da ADSL e Cabo Coaxial o sinal da internet fibra viaja por pulsos de luz e não elétricos. Um cabo de fibra ótica é constituído por fios incrivelmente finos de vidro ou plástico conhecidos como fibras óticas.
Limitação do espaço físico, pois o cabo coaxial possui diâmetro maior que o da fibra óptica; Excesso de cabos na instalação; Os cabos superaquecem devido a interferência do vento, chuva ou outros fatores ambientais; É mais fácil de ser interceptada.
A internet fibra ótica funciona a partir da transmissão de banda larga a longas distâncias sem perder qualidade nem gerar instabilidade. Isso acontece porque o cabo de fibra ótica permite que mais sinais sejam difundidos, ao contrário do material de cobre utilizado nas conexões DSL, que é mais limitado.
Material e conexão Com o efeito de um melhor alcance de conexão, a internet de fibra ótica é constituída de um material mais duradouro que a cabo UTP. Com ela é possível transmitir milhões de chamadas telefônicas ao mesmo tempo.
Cabos de fibra óptica estão substituindo fios de cobre para aumentar a velocidade de transmissão de informação digital. Estes cabos são feixes de "fios de vidro" extremamente puros que foram revestidas em duas camadas de plástico reflexivo.
Nos cabos metálicos de par trançado, há algumas classificações importantes: Os cabos U/UTP, sigla que significa, do inglês, Unshielded Twisted Pair, ou seja, Par Trançado Não Blindado.
As fibras ópticas são formadas por um núcleo transparente de alto índice de refração revestido por camadas plásticas transparentes cujos índices de refração são mais baixos que os do núcleo. O fenômeno físico que permite a utilização das fibras ópticas é a reflexão interna total da luz.
Eles são de uma fiação mais leve, flexível e barata, que não necessita de aterramento, e com impedância constante de 100 OMHs – desenvolvida para suportar velocidades, a princípio, de até 100 Mbps, ou 250 MHz, na considerada Fast Ethernet.
Os cabos sem blindagem são chamados de UTP (Unshielded Twisted Pair, que significa, literalmente, “cabo de par trançado sem blindagem”). Os cabos blindados, por sua vez, se dividem em três categorias: FTP, STP e SSTP.
De acordo com o cabo ter uma camada de blindagem, existem dois tipos comuns de cabos de par trançado – cabo de par trançado blindado (STP) e cabo de par trançado não blindado (UTP). O cabo STP está disponível para redes Token Ring, enquanto o cabo UTP é mais adequado para redes Ethernet.
Os cabos UTP são suscetíveis a interferência de radiofrequência (RFI) e interferência eletromagnética (EMI), como os do microondas, e são mais propensos a interferências e ruídos eletrônicos do que outras formas de cabo.
Geralmente ele é usado pelos provedores de internet para conectar a rede local da casa com a internet. É aquele cabo que liga no seu roteador. Esse foi um dos primeiros cabos utilizados em redes locais.
Os cabos UTP (Par Trançado Năo Blindado) é o tipo de cabo mais utilizado para criar redes de computadores baseados em fios. ... As tranças impedem a interferência entre os pares do cabo. Por esta razão o UTP é recomendado no lugar dos cabos de par não trançado ("quad" wire) para instalações multilinha.
O cabeamento por par trançado (Twisted pair) é um tipo de cabo que tem um par fios entrelaçados um ao redor do outro para cancelar as interferências eletromagnéticas de fontes externas e interferências mútuas (linha cruzada ou, em inglês, crosstalk) entre cabos vizinhos.
O cabo blindado é um tipo de cabo de rede, ou seja, é utilizado para promover a ligação entre computadores ou redes de internet. Há, também, modelos de cabo blindado que podem ser empregados tanto em áreas externas como internas, como os cabos blindados com fita aluminizada. ...