Quais são os ossos que constituem a coluna vertebral? Os ossos da coluna são chamados de vértebras. Existem 33 vértebras na coluna, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas.
Uma pessoa já adulta possui 26 ossos e 33 vértebras. 7 delas são as vértebras cervicais, 12 torácicas, 5 vértebras na lombar, 1 sacro, com 5 vértebras fusionadas e 1 cóccix com 4 vértebras fusionadas. Praticamente todas as vértebras se movimentam. Somente duas não são móveis: o cóccix e o sacro.
A região coccígea da coluna vertebral contém apenas o cóccix, um único osso no esqueleto adulto que é formado pela fusão de 4 vértebras minúsculas durante a adolescência. O cóccix é muitas vezes referido como cóccix humano, e esta região é homóloga aos ossos da cauda de animais que têm “rabos”.
Vista lateralmente, a coluna vertebral apresenta 4 curvaturas consideradas fisiológicas, ou seja, naturais: Lordose cervical (concavidade posterior); Cifose torácica (concavidade anterior); Lordose lombar (concavidade posterior);
São consideradas curvaturas naturais da coluna: lordose cervical, cifose torácica e lordose lombar.
Coluna vertebral
Assim como os ossos do crânio protegem a delicada estrutura cerebral, a coluna vertebral é responsável por proteger e sustentar a medula espinhal. A medula por sua vez tem a função de transmitir os impulsos do sistema nervoso central (SNC) para as outras partes do corpo graças ao sistema nervoso periférico (SNP).
A coluna vertebral possui curvaturas, duas delas com a concavidade virada para trás (lordoses cervical e lombar) e duas delas com a concavidade virada para frente (cifoses torácica e sacrococcígea), visíveis apenas ao se observá-la lateralmente.
O espaço presente entre o corpo e o arco vertebral contém a medula espinhal, denominado forame vertebral. Os forames de todas as vértebras presentes na coluna vertebral formam o canal vertebral.
7 problemas na coluna mais comuns
Sintomas
Fraturas da coluna vertebral podem levar os ossos em sua coluna vertebral a fragmentar-se e, em consequência, pode ocorrer perda de altura. Múltiplas fraturas da coluna vertebral também podem causar alterações posturais ou postura corcunda.
Lesão acima da vértebra C4 provoca morte instantânea, embora não exista nenhum ferimento aparente. Quando a lesão ocorre abaixo da sexta vértebra cervical, a pessoa para de mexer as pernas. Isso se chama paraplegia. Quando a lesão se instala acima de C6 provoca tetraplegia, que pode ser completa ou incompleta.