A bússola é um meio de orientação muito utilizado. Ela é um instrumento com formato de relógio, possuindo uma rosa dos ventos no interior e uma agulha imantada, no lugar dos ponteiros, que aponta sempre para o norte.
Você sabia que a bússola é um ímã, assim como o planeta Terra? Todo ímã tem um pólo norte e outro sul, sendo que os opostos se atraem. Por isso, o pólo norte magnético da bússola (ponteiro pintado) aponta para o pólo sul magnético do planeta que, por coincidência, está perto do pólo norte geográfico da Terra.
Segurando a bússola na horizontal, registre o azimute desejado no ANEL GRADUADO, coicidindo o valor em graus com a MARCAÇÃO que tem ao pé da SETA DE DIREÇÃO (ex: na bússola da foto está registrado 360º). Girar o seu corpo até que a parte vermelha da AGULHA MAGNÉTICA fique alinhada novamente com a SETA-GUIA.
As bússolas Brunton mais antigas e baratas, bem como a maioria das geográficas, possuem o vidro móvel, ou uma escala interna móvel independente da escala azimutal. Devemos apenas girar este vidro ou a escala interna ou o vidro, até que faça o ângulo desejado com o Norte.
Coloque o espelho a mais ou menos 45 graus e gire o limbo até o portão alinhar com a seta de direção. Você usará o reflexo do espelho para esta tarefa. Atenção: Alinhe a ponta do limbo com a parte vermelha ou norte da seta de direção, caso contrário você achará a direção oposta.
1. [ Astronomia ] Ângulo diedro orientado em aresta vertical que faz o plano vertical passando por um ponto dado ou observado com o plano meridiano do lugar do observador. 2. [Por extensão] Direcção , geralmente medida em graus, definida, a partir do horizonte, em relação a um ponto de referência, geralmente o Norte.
Se for maior que 180° é a direita; Def= ângulo interno - 180°. Assim você pode deduzir como calcular o ângulo tanto interno como o externo. No teu caso é 35°18' 10" E, então 180° + 35°18' 10" = , caso quer o ângulo interno subtraia de 180°.
O ponto de vante é o primeiro encontrado no plano a partir do norte e o ré está logo depois, estando entre eles o ângulo. Medição Não Orientada: Nesse caso ocorre que a orientação da estação total está em um ponto qualquer plano. Dessa forma, primeiro é visado o ponto de vante e determinado o ângulo entre eles.
Vante é o pseudônimo de fotógrafo do V. É uma junção de seu nome artístico “V” e o nome do fotógrafo australiano Ante Badzim.
Rumo é o menor ângulo formado entre a linha Norte-Sul e o alinhamento em questão. O Rumo varia de 0º a 90º e necessita a indicação do quadrante em que se encontra o alinhamento.
Rumos é o plural de rumo. O mesmo que: caminhos, destinos, direções, itinerários, orientações, percursos.
Rumo Verdadeiro (Rv): É o ângulo entre o Norte Verdadeiro e a proa da embarcação. É contado de 000º a 360º no sentido horário.