EQST

Como O Currculo Na Educaço Infantil Deve Ser Pensado?

Como o currículo na educação infantil deve ser pensado?

Um currículo para a Educação Infantil tem que ter embasamento legal, considerar a realidade sociocultural das crianças, de suas famílias e da comunidade em que a instituição está inserida, bem como, selecionar conteúdos que ampliem o universo cultural das crianças na perspectiva de sua formação humana.

Como devemos pensar o currículo na educação infantil?

Pensar em currículo para a Educação Infantil é pensar sobre a identidade dessas crianças, como elas aprendem, e como se desenvolvem assim como as necessidades e interesses desses pequeninos. Além disso, a construção do currículo deve passar pela questão que norteia as escolhas vinculadas à proposta Pedagógica.

Qual a proposta curricular da Educação Infantil?

O Currículo da Educação Infantil —0 a5 anos — é centrado nos eixos Formação Pessoal e Social e Conhecimento do Mundo e deverá contribuir para prática e vivência pedagógicas plenas de êxito e alegria, culminando com aprendizagem satisfatória e significativa das crianças.

O que é uma proposta curricular?

Na prática, trata-se de um documento que define a linha orientadora de todas as ações da escola, desde sua estrutura curricular até suas práticas de gestão.

Quais são os objetivos da educação infantil?

Mas qual a finalidade da educação infantil? Seu principal objetivo é promover nos pequenos estudantes o desenvolvimento dos aspectos físico, motor, cognitivo, social e emocional, além de fomentar a exploração, as descobertas e a experimentação.

Quais os objetivos da BNCC para a educação infantil?

Conforme a BNCC, na educação infantil o educador deve promover interações e brincadeiras que permitam a criança conhecer o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Qual o objetivo do processo de socialização?

Socialização é a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria. ... É através da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade.

Como trabalhar a socialização na Educação Infantil?

Para incentivar uma socialização rica e saudável, é muito importante que os educadores se empenhem em incluir todos da turma em todas as atividades. Caso haja alunos com deficiência física ou mental, é papel da escola providenciar espaço, materiais e estratégias que possibilitem sua participação junto à turma.

O que faz parte da socialização infantil?

A socialização infantil é um dos primeiros processos de aprendizado ao qual a criança é exposta, considerando que durante os primeiros anos de vida a interação com outros indivíduos se torna o seu contato inicial com a sociedade e com seus mecanismos de convívio.

Qual o papel da interação na aprendizagem?

A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove a troca de experiências e conhecimentos entre membros mais experientes e outros menos experientes da cultura em questão. ... A figura do educador nesse ambiente de interações ocupa um papel fundamental na promoção dessas interações sociais.

Como ajudar a promover a interação social no autismo?

Por meio da ABA, pais e profissionais podem presenciar os seguintes progressos na vida dos pequenos: – Permitir que a pessoa com Autismo se relacione melhor em casa de familiares, amigos, escola ou na rua; – Ensinar novas habilidades e/ou como “desaprender” comportamentos negativos, como agressividade e estereotipias.

Como interagir com as pessoas autistas?

O autista pode conversar sobre os mais variados assuntos, porém seria interessante perguntar para ele ou para seus pais qual o tema que lhe interesse mais. Durante a conversa, tente ser literal e evite metáforas, dada a dificuldade que possui de entender frases e palavras que contenham duplo sentido.

Como fazer para ajudar a pessoa com autismo?

Como lidar com o autismo: 7 comportamentos indicados

  1. 1 – Tenha cuidado com toques e palavras. ...
  2. 2 – Aja com delicadeza. ...
  3. 3 – Estimule a interação com outros adultos e crianças. ...
  4. 4 – Ajude-o a criar novas formas de comunicação. ...
  5. 5 – Imponha limites. ...
  6. 6 – Seja criativo. ...
  7. 7 – Deixe-os em contato com animais.