O Representante Comercial empregado é aquele regido pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, ou seja, é aquele que possui um contrato de trabalho firmado com um empregador, com carteira de trabalho assinada, que tem direito a salário, férias, décimo terceiro salário e os demais direitos inerentes à relação de ...
FORMA DE CÁLCULO
Segundo a CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, uma comissão pode ser paga em percentagem, unidade, valor fixo, entre outros. No entanto, ela só é exigível depois de ultimada as transações.
Art 2º O empregado vendedor terá direito à comissão avençada sôbre as vendas que realizar. No caso de lhe ter sido reservada expressamente, com exclusividade, uma zona de trabalho, terá êsse direito sôbre as vendas ali realizadas diretamente pela emprêsa ou por um preposto desta.
Comissão trata-se de uma recompensa ou gratificação, geralmente pagas em dinheiro quando um colaborador ou representante vende, bate metas ou cumpre qualquer outro tipo de objetivo determinado por sua liderança. A comissão é uma forma de incentivar os funcionários ou representantes de uma empresa a vender mais.
É nula a redução unilateral da comissão paga pelo empregador em prejuízo do empregado. ... De acordo com o artigo 457, § 1º, da CLT, integram o salário não só a importância fixa estipulada, como também as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagens e abonos pagos pelo empregador.
O salário por produção é aquele calculado tomando-se por base o resultado do trabalho do empregado. Ocorre mais comumente para aqueles empregados que trabalham por comissão ou que recebem por unidade produzida.
Na planilha de remuneração por produtividade, a classificação sugerida é que se ele somar de 0% a 50% nas três atividades, não leva bônus. Se ficar entre 51% e 70%, ganha mais 10% do salário atual. Se for entre 71% e 100%, o bônus pode chegar a 20% do salário.
Salário por tarefa Corresponde a uma importância fixa, paga em razão de períodos preestabelecidos, desde que o empregado execute, nesses períodos, um mínimo predeterminado de serviço. ... No Brasil é pouco usado, sendo geralmente confundindo com salário por unidade de obra.
Corresponde a uma importância fixa, paga em razão do tempo que o empregado permanece à disposição do empregador, independentemente do montante de serviços executados nos correspondentes períodos. O artigo 459 da CLT proíbe que o salário seja estipulado por período superior a um mês. ...