“No processo de leitura, ocorrem, pelo menos, quatro etapas, segundo uma visão psicolingüística: decodificação, compreensão, interpretação e retenção”. (Cabral, 1986). O aluno primeiramente decodifica os símbolos escritos.
As técnicas de leitura são práticas que contribuem para melhorar a assimilação dos conteúdos lidos. Esses métodos consistem, basicamente, em posicionar o leitor de forma ativa diante do texto. ... Isso porque o leitor apenas recebe as informações de forma superficial, sem interagir nem pensar criticamente sobre o assunto.
A leitura analítica A leitura de um texto deve ser feita de maneira contínua, evitando-se intervalos de tempo muito grande entre as várias etapas de análise, classificadas segundo os metodologistas em: análise textual, análise temática, análise interpretativa, problematização, e síntese pessoal.
Não se trata, simplesmente, copiar e colar alguns trechos da obra primária. É necessário, de fato, entender o assunto abordado e as ideias defendidas pelo autor. Sendo assim, para iniciar uma síntese, você precisa ter a certeza de que não restam dúvidas sobre o que acabou de ler.
A estratégia de leitura Skimming consiste em uma rápida e superficial “olhada” no texto, procurando explorar suas informações.
Atualmente, duas estratégias de leitura em inglês se destacam por evidenciar maior eficácia na identificação e compreensão do conteúdo lido. Essas duas metodologias são chamadas de skimming e scanning, e são aplicadas em diferentes situações de acordo com objetivo final do leitor.
As principais técnicas são: a identificação de cognatos, de palavras repetidas e de pistas tipográficas. ... Ao lermos um texto vamos,ainda, apurar a idéia geral do texto (general comprehension) e utilizar duas outras técnicas bastante úteis: skimming e scanning.
Scanning e Skimming podem ser boas técnicas para isso. De fato, o realmente importa não é o nome da técnica a usar, mas se você tem o hábito de se concentrar em palavras-chaves. ... O objetivo é viabilizar a sua leitura e o entendimento mesmo que você não conheça todas as palavras do texto que está lendo em Inglês.
Scanning “Scan” em Inglês quer dizer examinar, sondar, explorar. - Logo, com a técnica de “scanning” você irá fazer uma varredura do texto, procurando detalhes e idéias objetivas. - Quando se procura (objetivamente) um certo tópico no texto.
Eles são usados para ajudar a entender textos em inglês mais rapidamente e de acordo com objetivo proposto. Dessa forma, é preciso saber qual é a intenção ao ler o texto e conhecer o tipo de conteúdo a ser estudado.
O skimming é mais usado quando você tem várias coisas para ler e não tem muito tempo para isso. Com essa técnica, uma leitura é feita com três a quatro vezes mais velocidade do que em uma leitura normal.
A predição, ou prediction é uma atividade de pré-leitura na qual se é levado a deduzir o conteúdo de um texto. Por exemplo, ao ver uma foto ou uma manchete em um site, pode-se prever qual o assunto da matéria. Com isso, o leitor será estimulado a ler, ou não.
Repeated words: Quando certas palavras se repetem várias vezes no texto, mesmo com formas diferentes, normalmente são importantes para a compreensão. As palavras repetidas aparecem especialmente na forma de verbos, substantivos e adjetivos e nem sempre são cognatas.
Ao final do post você encontrará as respostas: Inference inferência – Onde se lê o que não está escrito, ou está escrito, mas é necessária a interpretação. “Adivinhação” feita com ajuda de algumas pistas dadas no próprio texto. Ex: Piadas, charges, etc.
Quando escolhe o texto para ler, o leitor já antecipa muita informação que nele espera encontrar, ou levanta questões que espera serem resolvidas pelo texto. ... Antecipar ou predizer o que vai ser lido costuma acontecer em muitos momentos da leitura e costuma tornar essa leitura mais eficiente.
O artigo está apoiado em estudos sobre predição, uma estratégia de compreensão que se caracteriza pela antecipação das informações do texto com base nos elementos linguísticos deixados pelo autor e nos conheci- mentos prévios do leitor/ouvinte (em que estão presentes os signos de cul- tura).
O significado da estratégia de predição está no próprio radical da palavra, permitindo associação a predizer. Possibilita vincular também significativamente a previsão, a antecipação e até mesmo a adivinhação.
A inferência revela-se como uma conclusão de um raciocínio, uma expectativa, fundamentada em um indício, uma circunstância ou uma pista. ... Portanto, ao contrário do que muitos acreditam, a inferência não está no texto, mas na leitura, e vai sendo construída à medida que leitores vão interagindo com a escrita.
Entretanto, existe uma habilidade que merece destaque: a inferência. ... Segundo Houaiss, inferir é: concluir pelo raciocínio, a partir de fatos, indícios; deduzir. Entretanto, na prática, como isso pode ajudar na interpretação? Ao ler um texto, as informações podem estar explícitas ou implícitas.
Inferência é uma dedução feita com base em informações ou um raciocínio que usa dados disponíveis para se chegar a uma conclusão. ... A inferência causal acontece ao se estabelecer uma relação de causalidade (causa e efeito) entre fatos, a partir da observação de acontecimentos. Exemplo: Está chovendo.
O ato de inferir é ir além daquilo que o texto apresenta. É interpretar de forma lógica e objetiva. Buscando informações que complementam a leitura. Para se compreender um texto, é preciso fazer inferências, ou seja, é preciso que o leitor complete o texto com informações que não estão explícitas nele.
Significado de Inferência Raciocínio através do qual uma proposição é considerada verdadeira pela sua ligação com outras já tidas como verdadeiras; a proposição que se assume como sendo verdadeira. Etimologia (origem da palavra inferência).
Esclareça que uma inferência não é um palpite aleatório, mas uma suposição baseada em observações e uma conclusão lógica sobre o que está acontecendo. Explique que eles podem fazer isso com imagens, mostre algumas e peça para eles fazerem inferências. Você também pode descrever inferência como “ler nas entrelinhas”.
Uma informação que contém dentro do texto mas nao esta esposta, como se filtrassem no texto algum tema.
Os implícitos podem ser marcados gramaticalmente nas frases ou textos, por elementos chamados de marcadores sendo eles: os pressupostos, os acarretamentos e a ironia. Pressupostos: Os pressupostos são informações implícitas que são marcadas lexicalmente na frase.
O adjectivo implícito significa «contido numa proposição mas não expresso formalmente; não manifestamente declarado; subentendido, tácito»; explícito, por sua vez, quer dizer «que é claro, explicado sem ambiguidade»; e falso é «contrário à realidade ou à verdade; inexato, sem fundamento».