O desenvolvimento psicomotor adequado possibilita o domínio sobre o próprio corpo, movimentos, mas também dos aspectos emocionais e cognitivos. Desenvolver habilidades ligadas a lateralidade, organização espacial e temporal, coordenação motora e esquema corporal são fundamentais para o desenvolvimento da criança.
Padrão motor: uma revisão baseada em evidências. A ciência começa o século XXI sob os holofotes da mídia, em face dos constantes avanços da Biologia Molecular no detalhamento da constituição genética dos seres vivos.
As habilidades manipulativas são aquelas que envolvem contato e manuseio de objetos no ambiente e podem ser dividadas em habilidades manipulativas grossas e finas, de acordo com o tipo de manuseio dos objetos. ... II) Aquisição de habilidades motoras finas ocorre antes da aquisição de habilidades motoras grossas.
Habilidades manipulativas: são habilidades que envolvem movimentos finos e grossos. A manipulação motora fina refere-se as atividades que enfatizam o controle, a precisão e a exatidão dos movimentos e a manipulação grossa envolvem movimentos de dar ou receber força de objetos.
No âmbito dos movimentos manipulativos, podemos citar o arremessar, receber, quicar, chutar, rebater e volear. ... É por isso que existem movimentos denominados de habilidades motoras básicas, considerados pré-requisitos fundamentais para que toda a aquisição posterior seja possível e efetiva.
Entre os padrões locomotores citados por GALLAHUE & OZMUN (2001) estão: (1) caminhar, (2) correr, (3) galopar e corrida lateral, (4) saltar de uma superfície mais alta, (5) salto vertical, (6) salto horizontal, (7) saltar com um pé e (8) saltito.
As habilidades de manipulação de objetos são caracterizados pela força que é entregue a um dado objeto. Estas habilidades são essenciais para a interação intencional e controlo com objetos do nosso meio (Gallahue & Donnelly, 2008).
Foram analisadas as habilidades motoras fundamentais de estabilização: equilíbrio em um pé e rolamento do corpo; manipulação: rolamento da bola, chute e arremesso por cima; e locomoção: corrida, salto horizontal e salto vertical.
Habilidades de locomoção envolvem o mover o corpo através do espaço e incluem habilidades como o correr, o saltar, o saltitar, o galopar, o escorregar, e o skipping (Haywood & Getchell, 2010). O sentido das habilidades motoras fundamentais pode ser comparada ao Bê a bá das atividades físicas (Stodden et al, 2008).
Em se tratando de habilidades motoras desenvolvidas através da prática do atletismo destacam-se: correr, saltitar,saltar,arremessar,lançar,girar, rolar e cair.
Atletismo é o conjunto de esportes formado por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. ... A pista oficial de atletismo é composta de duas retas e duas curvas. As modalidades oficiais de arremesso e lançamentos abrangem o arremesso de peso, e lançamentos de martelo, disco e dardo.
Conhecido como esporte-base, o atletismo desenvolve habilidades naturais executados pelo ser humano, como correr, saltar e lançar. No contexto escolar, o atletismo tem grande importância, pois as capacidades e habilidades inerentes aos seus conteúdos, frequentemente, servem de base para outras modalidades desportivas.
O Atletismo tem como sua essência o correr, o saltar, arremessar e lançar, que são movimentos naturais e que estão no dia a dia dos alunos e da população em geral. Sabe-se que essas habilidades físicas são a base para quase todas as outras modalidades esportivas.
O atletismo possui características e qualidades de suma importância para o desenvolvimento da criança, pois este pode testar as mais diversas capacidades motoras do homem tanto em provas individuais quanto em provas coletivas, desta forma, desenvolvendo e aprimorando habilidades motoras essenciais e necessárias para a ...
Para sua pratica são essenciais certas habilidades físicas, uma pesquisa publicada pela Revista Brasileira de Ciência do Esporte aponta as principais qualidades físicas necessárias para a prática do handebol são elas: força, potência, resistência, velocidade, agilidade, flexibilidade, coordenação, destreza e equilíbrio ...
O Handebol é um esporte que exige dos atletas bom desenvolvimento das capacidades físicas, como: resistência anaeróbia, velocidade, força e flexibilidade.
O handebol melhora o condicionamento físico por ser um esporte que envolve muita agilidade, fortalecendo os músculos do corpo inteiro. Isso porque o jogador usa os braços para realizar os lançamentos da bola, as pernas para correr o campo e realizar saltos.