O CMV é, basicamente, a soma das despesas para produzir e armazenar aquela mercadoria – até que a venda seja realizada. ... Você precisará descontar desse valor as despesas que teve com a obtencão do produto. Esse é o CMV, ou Custo da Mercadoria Vendida do seu produto.
Vamos à conta:
Para definir o preço adequado de venda de um produto ou serviço você precisa analisar o equilíbrio entre o preço de mercado e o valor dos seus custos e despesas totais. O valor do seu produto deve igual ao custo das matérias primas ou hora de serviço, somado às despesas variáveis e fixas para realizar uma venda.
Assim, todos estes custos adicionais que fazem parte de sua empresa ou mesmo da confecção final do produto, devemos chamar de “preço de custo”. Em outras palavras, o preço de custo é toda a somatória dos gastos envolvidos na aquisição e confecção de um produto.
Quanto realmente custa a sua mercadoria?
De modo geral, custo se refere ao gasto que representa todo o processo de fabricação e/ou comercialização do que estamos vendendo, podendo incluir mão de obra e matéria prima. Já quando falamos de preço, estamos nos referindo o quanto aquele produto ou serviço vale em termos monetários.
Preço é o custo mais taxa de lucro Trata-se, portanto, da soma entre custos, despesas e lucro. Basicamente, portanto, é a taxa de lucro do seu negócio que irá ditar o preço cobrado: quanto maior é o preço de venda de uma mercadoria em relação às despesas e custos necessários para produzi-la, maior será o lucro.
O cálculo do ICMS é o resultado do preço do produto multiplicado pela alíquota praticada no estado de origem, isto é, o imposto já está embutido no preço final do produto.
Quem tem imposto retido na nota fiscal e quem paga o imposto depois? Todos os empreendedores formalizados precisam pagar impostos sobre o que vendem. E podemos dividir essas tributações em duas modalidades: Empresas optantes pelo regime de Lucro Real ou Lucro Presumido têm o imposto retido na nota fiscal.
Basicamente, os impostos na nota fiscal são calculados da seguinte forma: Valor total do documento, multiplicado pela alíquota do tributo. Todos os impostos mencionados neste artigo são calculados dessa forma, no entanto, não é necessário destacar cada um deles no documento fiscal.
Para categoria, não é necessário pagar imposto para emitir NF. Por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), os impostos cobrados são abatidos, portanto, no instante da emissão da Nota Fiscal.
Valor total dos impostos na nota fiscal: R$ 66,50.
A NFe, é a nota fiscal de mercadoria, usada principalmente para quando o cliente compra um produto físico. É utilizada, geralmente, por e-commerces e comércios de produtos industrializados ou de revenda, pois, deve ser emitida quando há uma operação de venda.