O Sol com pestana usa o mesmo shape do Mi. A diferença é que você está na terceira casa, isto é, um tom e meio acima. Coloque o mindinho na quinta casa da corda D, o anular na quinta casa da A e o dedo do meio, na quarta casa da G.
Sol maior (abreviatura no sistema europeu Sol M e no sistema americano G) é a tonalidade que consiste na escala maior de sol, e contém as notas sol, lá, si, dó, ré, mi, fá sustenido e sol. A sua tonalidade relativa é mi menor, e a sua tonalidade paralela é sol menor.
Sua tonalidade relativa é si bemol maior, e sua tonalidade homônima é sol maior....
Faça pestana em todas as cordas no primeiro traste com o seu indicador. 2. Faça pestana apenas nas cordas de Lá (A), Sol (G) e Si (B) com o dedo anelar no terceiro traste. Este é o acorde de Si bemol (Bb).
Ao diminuir meio tom de uma nota natural teremos a mesma nota mas agora ela sendo bemol. Por exemplo, a nota Si, ao diminuir meio tom dela teremos o Si bemol.
Na execução da flauta, existem duas formas de executar o Si bemol. O Sib apenas com uso do polegar esquerdo e o Sib com uso do indicador da mão direita. No meio leigo, as vezes o ensino do Sib com uso do indicador da mão direita é ignorado, dificultando o flautista em tocar passagens e escalas cromáticas.
Para tocar uma grande escala maior no piano, basta seguir uma regra fundamental. Sempre respeite o intervalo do modo maior: tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom. Assim, para tocar uma escala de Dó maior, é preciso tocar: dó-ré-mi-fá-sol-lá-si-dó.
Para quem está começando, especialmente para quem toca guitarra e violão, o ideal seria memorizar as escalas no sentido horizontal. Ou seja, apenas uma única corda. Depois disso você passar para decorar as escalas nas demais cordas. Isso ainda te ajuda a identificar melhor as notas no braço do seu instrumento.
Um Ab dentro da tonalidade de Cm é a coisa mais natural, pois trata-se do acorde do bVIº grau, representado pelo modo lídio. Um acorde Ab na tonalidade de C não é natural ao campo, ou seja, não é um acorde diatônico, mas também não é de empréstimo modal.
Entenda terças e quintas. Intervalos menores têm um semitom a menos que os maiores, o que altera seu som. Uma terça é formada pela primeira e terceira notas de uma escala. Uma terça maior tem dois tons, enquanto uma menor, três semitons. Uma quinta é formada pela primeira e quinta notas de uma escala.
Um tom é um intervalo utilizado na escala diatônica (e consequentemente em grande parte da música ocidental). Corresponde à diferença de altura entre duas teclas brancas do piano quando há uma tecla preta entre elas ou ainda entre duas teclas pretas.
Os 3 acordes maiores q existem são o C F e G no primeiro exemplo. Se o C fosse o IV grau, o D deveria ser o V grau, ou seja, não dá pra fazer! Já se o F for o IV grau, o G é o V grau, ou seja, é isso mesmo! Logo, o C só pode ser do I grau, mostrando que o tom da musica é Dó maior!
Na verdade, de escalas pentatônicas, porque existem duas: a escala pentatônica maior e a escala pentatônica menor. Na linguagem comum, quando falamos da escala pentatônica, é a escala pentatônica menor. A pentatônica, sendo escala menor ou maior, tem três grandes vantagens: Ela é fácil de aprender.