Casos de congruência: 1º LAL (lado, ângulo, lado): dois lados congruentes e ângulos formados também congruentes. 2º LLL (lado, lado, lado): três lados congruentes. 3º ALA (ângulo, lado, ângulo): dois ângulos congruentes e lado entre os ângulos congruente.
O que são os critérios da congruência de triângulos? Quando os 3 pares de lados respetivos são congruentes, os triângulos são congruentes. Quando dois pares de lados correspondentes e o respetivo ângulo entre eles formado são congruentes, os triângulos são congruentes.
Dois ângulos são congruentes quando possuem a mesma medida ou "abertura".
Para que sejam congruentes, basta que ângulos correspondentes sejam iguais. E são! ... Para facilitar a compreensão de lados e ângulos correspondentes, observe os dois quadriláteros (figura com quatro lados) a seguir: Não pare agora...
Quando dois ângulos são complementares, um é dito complemento do outro. Dois ângulos são chamados de suplementares quando a soma entre eles é igual a 180° (ângulo raso). Quando esses dois ângulos compartilham um vértice e um lado, eles são chamados de ângulos suplementares adjacentes.