8 Alimentos ricos em gorduras boas
São de origem vegetal e líquidas na temperatura ambiente. Alguns alimentos ricos em gorduras do bem são os peixes, as castanhas e sementes, os azeites, o abacate e o côco. A quantidade máxima indicada para consumo desses alimentos é de 26 a 30% das calorias por dia.
Cozinhar com banha de porco é mais saudável do que com óleos vegetais, diz especialista. Assim como a manteiga, o azeite e óleo de coco, a banha de porco é rica em graxos monoinsaturados, ou seja, é mais estável ao ser submetida ao calor, sendo mais difícil de sofrer oxidação.
Gordura Insaturada - são em sua maioria, as gorduras de origem vegetal (óleos de milho, soja, óleo de algodão, girassol, arroz, canola, etc.) que na temperatura ambiente elas se apresentam na forma líquida.
Gordura total corresponde a toda a gordura de um alimento Seu valor engloba a quantidade de gordura saturada, trans e a insaturada - a "gordura boa", que é o que sobra da soma da saturada com a trans.
- Gorduras totais: as gorduras são principais fontes de energia do corpo e ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. As gorduras totais referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, tanto de origem animal quanto vegetal.
Por isso, o consumo na medida certa de gorduras é essencial. Uma pessoa que consome 2000 calorias por dia, por exemplo, não deve ultrapassar 66 gramas de gorduras totais, o que representa 30% do valor energético total da dieta.
Insaturada: É subdivida em duas versões. A ingestão da poli-insaturada deve ficar entre 6 e 10% das calorias diárias, enquanto a mono-insaturada tem um limite de 20%.
Quantas calorias devo ingerir por dia Existem várias formas de calcular a necessidade calórica para um dia, no entanto, o mais fácil é o método direto, que é feito da seguinte forma: Para emagrecer - multiplique 20 ou 25 pelo peso atual. Para manter o peso - multiplique 25 ou 30 pelo peso atual.
A Ingestão Recomendada Diária (Recomended Dietary Allowances – RDA) para adultos, definida em 2002 pelo Institute of Medicine, dos Estados Unidos, é de 0,8g de proteína por kilograma de peso corporal (g/kg) para adultos.