Assim, nestes casos, se a mulher não desejar engravidar, ela pode tomar a pílula do dia seguinte até ao máximo de 72 horas após o contacto íntimo. No entanto, a pílula do dia seguinte nunca deve ser usada como método contraceptivo, devido aos seus efeitos colaterais e porque a sua eficácia diminui a cada utilização.
Portanto, no caso do contraceptivo mensal, a resposta para quanto tempo o anticoncepcional injetável faz efeito no organismo é de cerca de 30 dias, de forma que o esquecimento de tomar o medicamento no período indicado pode resultar em uma gestação indesejada.
Sangramento na gravidez por uso da pílula anticoncepcional Por conta dos hormônios contidos no medicamento, ao final de cada cartela, a grávida pode apresentar uma pequena perda de sangue, tal como se fosse a menstruação.
Não há risco de engravidar. Essa injeção é bastante vantajosa e funcional para as pessoas que costumam esquecer de tomar a pílula todos os dias. Então, se você está em dia com a injeção, não é necessário tomar a pílula do dia seguinte.
A sua “menstruação" quando você está tomando a pílula anticoncepcional é na verdade o "sangramento de privação", que surge quando os níveis de hormônios das pílulas caem. O sangramento de privação é geralmente mais leve e ligeiramente diferente da menstruação que você tinha antes de tomar a pílula.