Relações ecológicas intraespecíficas são relações que ocorrem entre indivíduos de mesma espécie. Estas podem ser harmônicas (ou positivas) quando nenhum indivíduo sofre prejuízo; ou desarmônicas, quando pelo menos um dos indivíduos é prejudicado.
As relações ecológicas são interações entre os seres vivos que vivem em um determinado ambiente. ... Todos os seres vivos relacionam-se uns com outros, tanto da mesma espécie (relações intraespecíficas) quanto de espécies distintas (relações interespecíficas).
Relações ecológicas são as interações que ocorrem entre os seres vivos. Essas relações podem ocorrer entre indivíduos de uma mesma espécie ou de espécies diferentes e podem ser classificadas como harmônicas e desarmônicas, dependendo das consequências que elas trazem aos envolvidos.
A relação ecológica entre uma ave e um carrapato, é uma relação de parasitismo, isto é: o carrapato se aproveita da ave para seu benefício próprio.
Resposta. Parasitismo e protocooperação (parasitismo por causa que os carrapatos se beneficiam prejudicando o rinoceronte e por que protocooperação e não mutualismo. No mutualismo há uma dependência, ou seja, não podem viver separadamente. Já na protocooperação não há uma dependência e podem viver separadamente.
Resposta. Resposta: A relação ecológica entre um rinoceronte e um carrapato é a mesma anterior, dado que o parasitismo marca a ação do carrapato sobre o rinoceronte, e o primeiro se beneficia.
Resposta: No caso da relação entre a ave e o rinoceronte, ou até mesmo outros animais, como a ave e o jacaré, é a chamada de protocooperação, porque as duas espécies se beneficiam: a ave se alimenta do carrapato e o rinoceronte se livra deles.
A relação entre o pássaro que come parasitas e o rinoceronte portador destes parasitas é chamado de protocooperação, uma relação harmônica interespecífica. O pássaro come os parasitas do rinoceronte, se alimentando e livrando o rinoceronte dos seres desejados.
Um exemplo de relação harmônica é o comensalismo. Quando um animal mata e alimenta-se do outro, ocorre uma relação interespecífica desarmônica. As relações desarmônicas, por sua vez, são aquelas em que um dos envolvidos não é beneficiado com a interação, ou seja, um organismo é prejudicado.
O parasitismo é uma relação interespecífica em que um dos envolvidos é prejudicado. Nessa interação, um organismo (parasita) instala-se em outro (hospedeiro) com o objetivo de alimentar-se dele. O parasita pode instalar-se em seu hospedeiro tanto externa quanto internamente.
A protocooperação ou mutualismo facultativo é um tipo de relação ecológica em que os organismos envolvidos são beneficiados com a interação, porém não são prejudicados com o seu fim. ... Existem ainda as interações que envolvem apenas indivíduos da mesma espécie e aquelas que envolvem indivíduos de espécies diferentes.
A única diferença entre elas é que a protocooperação é uma relação não obrigatória. Enquanto isso, o mutualismo possui caráter obrigatório, onde as duas espécies precisam uma da outra para a sobrevivência. Quando o mutualismo é obrigatório, ele também pode ser chamado de simbiose.