crossorigin="anonymous">
Os jogos esportivos são entendidos como um tipo especifico de jogo que possui características parecidas com as do esporte, mas dele se diferencia por não ter a formalização institucional requerida, ou seja, os jogos esportivos não tem uma federação que oficialize regras e regulamenta competições.
Jogos populares são aqueles conhecidos também como jogos de rua em que seus elementos podem ser alterados,decididos pelos propios jogadores com flexibilidade nas regras, e sem exigir recursos mais sofisticados pois sua origem estar na cultura popular.
Além de aprimorar a coordenação visomotora, noção de distância e força, o jogo tem por objetivo atingir as garrafas com as argolas para realizar a identificação das letras contidas nelas e também fazer a contagem de pontos individuais e da equipe.
Como brincar? a) Tire par ou ímpar para iniciar a brincadeira. Cada jogador arremessará 10 argolas, uma de cada vez, tentando sempre “capturar” os bonequinhos. b) Cada bonequinho capturado valerá 10 pontos, portanto vence a brincadeira a criança que “capturar” mais bonequinhos.
O jogo de argola consiste num conjunto de 10 garrafas descartáveis, em cores diferentes, numeradas de 1 a 10, e num conjunto de material de contagem com as mesmas cores das garrafas e argolas. Confecção: * Colocar uma porção de areia no fundo da garrafa. * Cortar papel crepom em tiras e colocar em cada garrafa uma cor.
Garrafas de refrigerante cheias de água (colocadas com uma distância, mais ou menos, de um palmo) e argolas é tudo o que você precisa para essa brincadeira. Você tem cinco tentativas para arremessar as argolas de uma distância determinada e tentar encaixá-las pelo gargalo das garrafas.
Modo de fazer: Você precisa fazer 4 garrafas coloridas: azul, vermelha, amarela e verde. – Depois coloque dentro grãos para que a garrafa fique pesada e não tombe com facilidade. – Abra a folha de jornal e comece fazer um rolinho. Depois que você tiver uma vareta comprida de papel jornal.
Para montar o jogo é só “espetar” os palitos nos furinhos e colocar diversas tampinhas de garrafa em cima. Depois tampe com a tampa de PET. Para brincar cada jogador tem que tirar um palito por rodada, sem deixar cair as tampinhas. Aquele que deixar cair menos tampinhas, ganha o jogo.
O pai de João Vicente Ribeiro Rocha, afiliado à Associação Nacional dos Inventores (ANI), criou a primeira versão do “argola e varetas” para divertir os meninos da família – João aperfeiçoou o brinquedo e hoje busca parceiros para que mais pessoas compartilhar essa experiência positiva.