O cálculo da depreciação é feito a partir de uma fórmula fixa: Depreciação anual = (Custo de aquisição – Valor residual) / Anos de vida útil. O custo de aquisição é conhecido pela nota de compra, mas o valor residual e os anos de vida úteis, em geral, são estimados pela empresa.
Para calcular o valor da depreciação mensal, basta dividir R$ 5.
Móveis e utensílios (10%); Máquinas e equipamentos (10%); Ferramentas (15%); Veículos (20%);
Calculando a depreciação de um bem
A depreciação é calculada em função da vida útil dos bens do imobilizado sujeitos a desgastes pelo uso, à ação da natureza e à obsolescência. A amortização está relacionada à recuperação do capital aplicado pelo empreendedor na aquisição de direitos. A existência ou exercício deve ter duração limitada.
Divida o valor do automóvel zero quilômetro por cinco para saber o valor anual de depreciação. Em seguida, divida esse valor obtido por doze, que é a quantidade de meses em um ano. O número resultado é a depreciação mensal do veículo. Isso quer dizer que, a cada mês, seu automóvel desvaloriza este valor obtido.
Para veículo usado, o valor venal em um determinado ano é o preço médio de mercado vigente no mês de setembro do ano imediatamente anterior. Esse valor é coletado pela Secretaria da Fazenda e devidamente publicado em tabela no Diário Oficial do Estado. Os valores da última tabela disponível podem ser consultados aqui.