As razões trigonométricas, também chamadas de relações trigonométricas, são as possíveis divisões entre as medidas dos dois lados de um triângulo. As três razões mais conhecidas são: seno, cosseno e tangente.
As razões (ou relações) trigonométricas estão relacionadas com os ângulos de um triângulo retângulo. As principais são: o seno, o cosseno e a tangente. As relações trigonométricas são resultado da divisão entre as medidas de dois lados de um triângulo retângulo, e por isso são chamadas de razões.
Exemplos de relações trigonométricas
O seno, o cosseno e a tangente relacionam as medidas dos lados de um triângulo retângulo com as medidas de seus ângulos. Seno, cosseno e tangente relacionam as medidas dos lados de um triângulo retângulo com as medidas de seus ângulos. São chamados de relações trigonométricas ou razões trigonométricas.
Seja α (α ≠ 90°) um ângulo pertencente a um triângulo retângulo qualquer, as relações trigonométricas são calculadas da seguinte forma:
O cosseno usa o cateto adjacente e a Tangente usa os dois. Você precisa olhar no triângulo e ver o lado que quer descobrir, se quiser descobrir cateto oposto use seno, se quiser o adjacente use o cosseno. É só ver que lado quer descobrir.
Seno, Cosseno e Tangente de um ângulo são relações entre os lados de um triângulo retângulo. Essas relações são chamadas de razões trigonométricas, pois resultam da divisão entre as medidas dos seus lados. ... O lado oposto ao ângulo de 90º é chamado de hipotenusa e os outros dois lados são chamados de catetos.
Temos ainda o ângulo reto, e os dois ângulos agudos, representados por α e β.
tan(θ) = b/c Onde: a é a hipotenusa; b é o cateto oposto; c é o cateto adjacente ao ângulo θ.
Temos 2 catetos! Você precisa dividir os catetos na hora certa! Num triângulo retângulo, para se obter a tangente de um ângulo agudo, é obrigatório dividir a medida do cateto oposto pela medido do cateto adjacente (o que está "junto") ao respectivo ângulo agudo.
Para chegarmos à fórmula da tangente do arco metade, basta dividir a expressão do seno pela do cosseno.
Determina o ângulo que corresponde a uma tangente especificada. ... Por exemplo, o arco de tangente de 1 é o ângulo cuja tangente é igual a 1 ou o ângulo π/4 (0,785398 radianos). Arco tangente (também chamado de tangente inversa) e pode ser representado por tan −1 x, arctan x ou atan x.
Funções trigonométricas do arco metade
Determina o ângulo que corresponde a um cosseno especificada. Arco cosseno é definido em radianos de 0 a π. Por exemplo, o arco cosseno de 0,5 pe π/6 ou 0,5230 radianos. Arco cosseno (também chamado de cosseno inverso) pode ser representado por cos −1 x, arccos x ou acos x.
As fórmulas a seguir são a maneira correta de somar ou subtrair seno, cosseno e tangente de dois arcos:
Como já mencionamos, o arco cosseno é um tipo de cálculo trigonométrico que é definido a partir dos radianos que podem ser de 0 a π. Sendo assim, o arco cosseno de 0,5 é π/6 ou ainda 0,5230 radianos. Basta você inserir o valor em graus e clicar em calcular.
No caso do seno, a trigonometria básica ensinada no Ensino Médio diz que o seno é o mesmo que a seguinte fórmula: sen ( / 6) = 1 / 2. Já a relação do seno em radianos, é dada pelo ângulo de / 6. Nossa calculadora é muito simples e você precisará do ângulo em graus para obter o resultado do arco seno.
Para calcular o arcsine de um número, basta digitar o número e aplicar a função arcsin. Assim, para o cálculo do arcsine do número 0.
Copie os dados de exemplo da tabela a seguir e cole-os na célula A1 de uma nova planilha do Excel....Exemplo.
Para expressar o arco seno em graus, multiplique o resultado por 180/PI( ) ou use a função GRAUS.
Para expressar o arco tangente em graus, multiplique o resultado por 180/PI() ou utilize a função GRAUS.
Para cada um, seno, cosseno e tangente existe uma função própria no Excel que serve para calcular justamente estes dados de ângulo, são elas:
Clique na guia "Inserir" na barra de menu , selecione " Scatter " e clique na opção superior direito , " Dispersão com linhas suaves e marcadores . " um gráfico do Excel de uma forma de onda senoidal aparece .
Copie os dados de exemplo da tabela a seguir e cole-os na célula A1 de uma nova planilha do Excel....Exemplo.
Tudo que você tem a fazer é: Insira a função CARACT em uma célula, especifique 176 no argumento e pressione Enter. Depois de fazer isso, ele retornará um símbolo de grau. Caso necessite acrescentar um número ao símbolo faça como da forma abaixo.
Pressione ALT + F11 para retornar ao Excel. Você precisa digitar três aspas ("" ") no final do argumento desta fórmula para equilibrar as aspas para os segundos e aspas para a cadeia de caracteres de texto.
Nesta dica você vai ver como fazer para que o Excel coloque automaticamente o símbolo "º" que caracteriza um número deste tipo. Para fazer isso vamos usar a seguinte fórmula =A1&SE(E(MOD(A1;100)>=10;MOD(A1;100)