A molécula dos glicerofosfolipídios contém uma região polar, composta pelo grupo fosfato e seus substituintes, e uma parte apolar, devida aos ácidos graxos e glicerol. Por conterem fosfato, os glicerofosfolipídios e as esfingomielinas, são denominados fosfolipídios.
Os fosfolipídios e as proteínas são considerados os principais componentes moleculares de uma membrana plasmática. Os fosfolipídeos possuem uma estrutura longa e complexa. Eles são lipídeos associados às moléculas de Fosfato. A sua principal função é manter a estrutura da membrana plasmática.
Sua principal função é recolher o excesso de colesterol no sangue, e à medida que este é recebido no interior da partícula, a HDL assume a forma esférica, sendo então, reconhecida e captada pelo fígado, atuando no transporte reverso do colesterol, contribuindo para a diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares.
lipídios são gorduras, então eles tem a função de guardar uma reserva energética( animais hibernantes), isolante térmico (mamíferos), além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).
Resposta. A função dos lipídios são: reserva energética,isolante térmico e também participa de diversas reações do nosso corpo.
As proteinas tem por função atuar nos mecanismos de transporte, organizando túneis que permitem a passagem de substâncias para dentro e para fora da célula, funcionam como receptores de membrana, encarregadas de receber sinais de substâncias que levam alguma mensagem para a célula, favorecem a adesão de células ...
As proteínas desempenham quatro funções importantes para os seres vivos. Entre estas funções podemos citar a função estrutural ou plástica, hormonal, anticorpos (imunização) e enzimática. ... As proteínas de defesa imunológica são as imunoglobulinas (anticorpos).
As proteínas (substâncias presentes, por exemplo, nas carnes) possuem diversas e importantes funções (catalítica, estrutural, regulação etc) no organismo humano. ... As proteínas não são como os carboidratos que podem ser armazenados nas células, elas fazem parte da estrutura biológica.
Entre as funções que podem ser atribuídas às proteínas, destacam-se seu papel no transporte de oxigênio (hemoglobina), na proteção do corpo contra organismos patogênicos (anticorpos), como catalizadora de reações químicas (enzimas), receptora de membrana, atuação na contração muscular (actina e miosina), além de serem ...
As proteínas podem ser divididas em 2 categorias e segundo a sua origem: Proteína de origem animal e vegetal. As proteínas de origem animal são os derivados de leite, carne, ovos e peixe. As proteínas de origem vegetal são provenientes do arroz, soja, ervilha, cânhamo e proteínas de grãos germinados.
Os principais tipos proteicos
Alimentos com proteína animal