Exportação: a produção dos produtos agrícolas na plantation era destinada para a exportação, enriquecendo o mercado europeu. Dessa forma, o que permanecia no país colonizado eram os produtos de qualidade baixa e impossibilitava o desenvolvimento do mercado interno.
A análise do processo de modernização enseja um debate teórico e pode ser sintetizado em duas conseqüências: uma os impactos ambientais, com os problemas mais freqüentes, provocados pelo padrão de produção de monocultora foram: a destruição das florestas e da biodiversidade genética, a erosão dos solos e a contaminação ...
POSITIVOS: Maior produtividade, menos utilização de mão de obra, rapidez na operação, baixo custo após a sua quitação, melhoria na parte de licros. NEGATIVA: Desemprego de muitas pessoas, substituição do homem pela máquina, agressão mais violenta e rápida ao solo, custo para adquirir, altíssimo.
O processo de modernização do campo corresponde à implantação de novas tecnologias e maquinários no processo de produção no meio rural. Isso significa que a evolução das técnicas e dos objetos técnicos provoca uma transformação no que se refere ao espaço geográfico agropecuário.
Resposta. Quando a destinação da produção agrícola é destinada para o consumo próprio de quem produz, dizemos que é uma agricultura voltada a subsistência.
A modernização, no Brasil, encontra, na sua primeira versão histórica, a modernidade em maturação. As inovações de D. João recaíram sobre um país em transformação, dirigindo-o, e, ao mesmo tempo, freando-o e renovando-o com o transplante da corte portuguesa no Rio de Janeiro.
O conceito foi utilizado para explicar o desenvolvimento econômico do país pós-1964, entendido como um processo de modernização que não destruiu os elementos tradicionais, provenientes da antiga sociedade pré-industrial, e no qual os proprietários rurais permaneceram no centro do poder político (ver: Milagre econômico ...
Modernização econômica Um sistema econômico ingressa no processo de modernização à medida que se torna mais racional e eficiente. O critério sobre o qual repousa o fator de racionalidade e eficiência econômica é o da correspondência entre os meios utilizados em correlação com os fins que se pretende atingir.
A modernização tecnológica no Brasil, portanto, deve contemplar não apenas o aumento da produtividade e da competitividade via a introdução de tecnologias de ponta mais sofisticadas, mas também buscar formas de organização da produção e processos de produção próprios, baseados nas condições específicas de cada espaço ...
Resposta. De acordo com a industrialização de uma região, ela vai se tornando urbanizada. É investido em infra-estrutura devido a presença de indústrias na região, para atrair mais indústrias, para dar suporte às indústrias já existentes e como consequência até mesmo da mudança econômica..
As transformações econômicas compreendem avanços na economia e relações comerciais entre povos, países, o que pode ser considerado através das revoluções industriais que ocorreram na História.
A modernização trouxe um considerável aumento na produção agrícola, acentuando a exportação e contribuindo para um crescimento da economia nacional. Porém, se apresentou de maneira excludente, beneficiando apenas parte da produção, em especial aquela destinada para exportação, atendendo ao interesse da elite rural.
Confira abaixo:
No Brasil, as transformações no comércio se intensificam após a II Guerra Mundial, com a consolidação e expansão da industrialização de nosso território, principalmente pela indústria automobilística, eletroeletrônica e de bens de consumo não duráveis.
Perda de biodiversidade; Erosão do solo; Poluição do solo causada pelo uso de fertilizantes; Redução da mão de obra rural.
Entre as principais características da modernização da agricultura no Brasil estão : mão de obra mecanizada, uso de sementes transgênicas (que se adaptam a tipos de solo não comuns a espécie) o que gera o plantio intensivo de sementes como soja, cana de açúcar que o Brasil é 1 do mundo em exportação e predominância de ...
O Brasil apresenta grande potencial de crescimento para sua produção agrícola, pois conta com clima favorável que possibilita duas ou mais safras por ano; grandes extensões de áreas agricultáveis ainda não aproveitadas; disponibilidade de água; produtores e agroindústrias com bom nível tecnológico; demanda mundial por ...