A coifa, ou caliptra, é um órgão em forma de cone encontrado no fim da raiz. Ela é originada do tecido meristemático primário caliptrogénio, e sua função é protege-lo. É o revestimento protetor da estrutura meristemática da ponta da raiz, em forma de dedal.
Pneumatóforos: Por diversos especialistas também é considerada uma raiz respiratória, em geral cresce no sentido vertical, a fim de proporcionar troca de gases com a atmosfera.
A raiz, permitiu que os vegetais vivessem em locais em que a superfície fosse mais seca, por irem procurar abaixo do solo, à vezes em profundidades razoáveis, a água e os minerais necessários à vida.
As raízes fasciculadas são características da maioria das monocotiledôneas, como o trigo, o arroz, todos os capins, etc. Esta raiz é formada por vários eixos, ramificados ou simples, mais ou menos iguais na espessura e no comprimento. Não é possível distinguir o eixo principal dos secundários.
Raiz suporte: tem a função de aumentar a fixação de determinados tipos de planta ao solo, além disso, são capazes de dar mais estabilidade e também melhorar a respiração do sistema denominado “radicular”.
Raízes sugadoras que aparecem em plantas parasitas e os cipós aparecem em plantas que vivem sobre outras. Alguns cipós podem estrangular as plantas em que vivem, neste caso são chamados de mata-paus (raízes estrangulantes).
É um órgão geralmente subterrâneo (há os aquáticos, superficiais e os aéreos), que desempenha duas funções importantes: fixação do vegetal e absorção da água e sais minerais do solo (raramente faz fotossíntese).
Zona de multiplicação celular: localizada na extremidade da raiz é onde se encontra a região denominada “meristema apical”. Neste local estão células que tem grande capacidade de separação, ou, divisão. A zona de multiplicação é revestida pela “coifa”, mas você sabe o que é a coifa? Não? Calma, falaremos dela a seguir.
Entre as competências desta estrutura estão: auxiliar na fixação da vegetal, o que por sua vez contribui com a absorção de nutrientes e água. Além disso, a raiz também é responsável pelo armazenamento e o transporte de algumas substâncias, como os sais minerais, por exemplo.
Coifa: Pode ser classificada como uma camada de células parenquimáticas – ou seja, células vivas com grande capacidade de divisão. Apresentam formato cilíndrico e são ocas por dentro, fatores que auxiliam a raiz a conseguir penetrar o solo por meio de substâncias denominadas “mucilaginosas” (substâncias que tem origem vegetal e a capacidade de aumentar o volume de determinadas espécies de vegetais). Outra importante função das coifas é proteger, a chamada, região “meristemática” de problemas que possam ser ocasionados pelo constante atrito com o solo.
Suporte ou Escoras: São aquelas que contribuem para maior fixação do vegetal ao solo. Possuem grande desenvolvimento e são tão fortes que, se o tronco principal for destruído, elas serão capazes de suportar toda a copa. EX: Plantas de Mangue
Raiz: As raízes geralmente ficam debaixo da terra. … A função da raiz é retirar a água e os nutrientes que a planta precisa do solo. A água e os nutrientes formam a seiva bruta, que é levada até as folhas por meio de vasinhos que ficam dentro do caule chamados de xilemas. Caule: O caule é o tronco das árvores.
Como já mencionado, a coifa é responsável pela proteção do chamado “ápice meristemático radicular”. Acima deste local encontramos a zona de alongamento, e, na região onde termina o crescimento da raiz concentra-se a zona pilífera.
Ramos secundários ou laterais: podemos classificar ainda como parte básica da raiz os ramos secundários, região onde ocorre o brotamento de novas raízes, as quais tem origem na raiz principal do vegetal. Esta região é conhecida ainda como zona de ramificação.
Em plantas aquáticas desenvolvem-se, além das raízes comuns necessárias à absorção, outras raízes com muitos buracos, que possibilitam o armazenamento de ar. Funcionando como órgãos de flutuação e de respiração. Ex: Aguapé.
As raízes não são verdes e não fazem fotossíntese. Elas se alimentam de compostos orgânicos produzidos nas folhas pela fotossíntese e transportados pela seiva elaborada, através do caule.
A raiz é um órgão vegetal que desempenha duas importantes funções, fixa a planta no substrato e suga a seiva bruta através dos pêlos absorventes. As mais importantes e características são as terrestres.
Raiz velame ou raiz cintura – é uma estrutura presente nas raízes aéreas das orquídeas; Tem a função de absorver água da atmosfera. … Essas raízes são adaptadas a extração de alimentos de plantas hospedeiras, sendo característica de planta parasita como:cipó chumbo e a erva-de-passarinho.
Raiz respiratória: como o nome sugere sua adaptação é em razão de trocas de gases entre o vegetal e o ambiente. Por tal motivo, esta classe de raiz é geralmente encontrada em plantas de solos pobres em oxigênio, como por exemplo, vegetais de manguezais.
Desde o início deste artigo temos elencado as funções de uma raiz: fixação do vegetal, absorção de nutrientes e água, além de transporte e armazenamento de alguns minerais. Contudo, é válido lembrar que algumas raízes também têm a capacidade de desempenhar outras funções que não estas.
Raiz: As raízes geralmente ficam debaixo da terra. ... A função da raiz é retirar a água e os nutrientes que a planta precisa do solo. A água e os nutrientes formam a seiva bruta, que é levada até as folhas por meio de vasinhos que ficam dentro do caule chamados de xilemas. Caule: O caule é o tronco das árvores.
Estrutura primária Os três sistemas de tecidos da raiz no estágio primário de crescimento – a epiderme (sistema dérmico), o córtex (sistema fundamental) e os tecidos vasculares (sistema vascular) – podem ser facilmente distinguidos um do outro.
Zona pilífera: Denominada também como zona de absorção. Tem a função de absorver água e sais minerais do solo que formarão a seiva da planta. ... A partir dela são formadas as raízes secundárias, que têm a função de fixar a planta ao solo. Coleto ou colo: É a parte de transição da raiz para o caule.
Quais são as principais raízes comestíveis?
Raiz velame ou raiz cintura - é uma estrutura presente nas raízes aéreas das orquídeas; Tem a função de absorver água da atmosfera. ... Essas raízes são adaptadas a extração de alimentos de plantas hospedeiras, sendo característica de planta parasita como:cipó chumbo e a erva-de-passarinho.
O velame é uma camada modificada de epiderme que reveste a raiz de plantas epífitas. Plantas epífitas são aquelas que vivem sobre outras plantas, ou algum outro substrato, mas não são parasitas. Através do velame a planta absorve a umidade proveniente da atmosfera.
Nas raízes, o oxigênio necessário para o processo respiratório provém principalmente do solo, podendo também vir da parte aérea. O solo deve apresentar boa aeração, para que a raiz possa retirar o oxigênio do solo. Quando a atividade respiratória é intensa, o oxigênio pode vir também da parte aérea.