Planta da Petz Márcio Alexandre, sobre quais são os principais itens para fazer a manutenção correta do seu jardim.
Lave regularmente as pás, garfos, ancinhos, escavadores e enxadas com água corrente logo depois do uso. Utilize uma escova de cerdas duras ou espátula para remover blocos de terra endurecida. Mergulhá-las em um balde com areia úmida pode ser uma forma rápida de remover a sujeira.
Garfo largo: segundo item da lista, pode ser chamado, ainda, de sacho ou cultivador. Ele serve para o preparo do solo e para a retirada das ervas daninhas que eventualmente surgem no entorno das plantas e flores.
Ancinho ou rastelo: essas duas ferramentas tem funções parecidas. São utilizadas para limpeza, escarificação da superfície e nivelamento do solo.
Variações com algodão e poliéster são bem comuns, provê flexibilidade e leveza, porém, não duram muito. Couro sintético é uma boa opção, seja como uma proteção adicional reforçando as pontas dos dedos e a palma da mão, ou inteiriça.
Para esterilizar suas tesouras, você pode utilizar uma mistura de 50% de água e 50% de cloro, assim, após cortar sua orquídea, deixe a tesoura nessa solução (Faça isso apenas com tesouras de aço inox, as tesouras comuns vão estragar rapidamente.)
Abra a tesoura e coloque uma das lâminas deitada sobre uma mesa ou balcão, então esfregue a superfície superior da lâmina, com uma palha de aço fino. Esfregue em um movimento circular, firmemente para remover a ferrugem. Use o máximo de pressão necessária.
Para amolar com lima é muito fácil. Basta abrir a tesoura e passar a lima nela puxando de dentro do corte para fora e ir voltando. Repita por várias vezes e depois troque de lado.
Para afiar uma tesoura com suas próprias mãos, você precisa de uma lixa de grão fino à base de tecido. É aconselhável comprar uma pequena tira de 20 centímetros de comprimento em uma loja de ferragens. Tudo que se precisa fazer para afiar uma ferramenta é cortar a lixa até que as lâminas cegas fiquem afiadas.
Use um marcador permanente e escureça o lado plano da lâmina da tesoura que você vai afiar. Escureça todo o caminho até cada pico e vale. Não precisa colorir entre eles. Concentre-se no lado plano que você vai afiar.
Veja como fazer:
Como afiar tesouras com uma micro retífica Dremel
Em um ângulo de 15 graus, passe um lado da faca por seis vezes na pedra. Em seguida, passe o outro lado seis vezes. Caso ainda não tenha acertado, repita. Após esse processo, é comum que a faca continue com muitas rebarbas.
O modo mais correto e recomendado de amolar uma faca é arrastando a lâmina pela pedra, nunca empurrando ela, fazendo um movimento em direção ao próprio corpo de quem está afiando o objeto. Este técnica permite que a vida útil da pedra seja prolongada e evita que desgastes inúteis sejam feitos.
É isto que define o tipo de pedra de afiar: Para desgastar o cume deve utilizar-se uma pedra com uma gramagem entre 300 e 500. Para afiar gramagem entre 1000 e 4000. Para polir, recomendamos uma gramagem superior a 6000.
Quais são as melhores pedras para afiar facas?
A chaira permite uma manutenção através da remoção das imperfeições microscópicas (não é possível enxergar a olho nu), o que irá diminuir o tempo entre as afiações com maior desbaste (através de pedras ou chairas diamantadas e de cerâmica).
Afiador de facas, também conhecido por chaira ou fuzil, é um utensílio usado para afiar facas, usualmente de forma cilíndrica e com ranhuras na sua superfície ferrosa.