D) Telófase, porque a cromatina começa a descondensar. 21) Quais são as fases do ciclo celular que estão visíveis na figura? A) Interfase, prófase, metáfase, anáfase e telófase. B)
Metáfase
Nessa fase, estes se apresentam formados por dois filamentos, as cromátides, unidas pelo centrômero: Telófase da divisão mitótica.
interfase
Um fato que reforça o caráter reducional da meiose é que, embora compreenda duas etapas sucessivas de divisão celular, os cromossomos só se duplicam uma vez, durante a interfase – período que antecede tanto a mitose como a meiose.
Acontece em uma sub fase da interfase denominada de fase S (síntese), quando todo o DNA se duplica e novas proteínas histonas são adicionadas a uma das novas moléculas formadas(observe que nos eucariotos a cromatina será duplicada como um todo, e não apenas o DNA).
É na reprodução ou Divisão celular. Pois ela precisa duplicar o seu material genético para poder se reproduzir ou dividir.
Intérfase
A duplicação ou replicação ocorre na intérfase da divisão celular e é dirigida pela enzima DNA polimerase. Inicia-se pela separação das fitas. Ocorre a quebra das pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas e as fitas são separadas, formando a forquilha de replicação.
A transcrição, que ocorre no núcleo, irá permitir que a informação genética contida no DNA passe para o citoplasma sob a forma de uma molécula de RNA de menores dimensões, possibilitando a síntese proteica.
As bases nitrogenadas sempre fazem os mesmos pares ao se ligarem, ou seja, timina liga-se à adenina (A-T) e guanina une-se à citosina (G-C). Sendo assim, uma sequência de bases nitrogenadas ATCGGTTA se ligará à sequência TAGCCAAT, conforme a letra c.
Se uma fita de DNA for , por exemplo , AAACGTATC , a fita complementar será TTTGCATAG . Veja que timina T liga-se à Adenina A , etc . Para passar para RNA basta substituir a Timina pela Uracila . A fita de DNA AAACGTATC terá a fita de RNA como UUUGCAUAG .
O DNA e o RNA diferenciam-se, entre outras características, pela base nitrogenada que possuem. Entre as bases citadas a seguir, marque a única que não ocorre em uma molécula de DNA. a) adenina.
uracila
POR QUE O DNA TEM TIMINA E NÃO URACILA? A presença de uma timina no lugar de uma uracila no DNA previne mutações potencialmente letais. A citosina pode se tautomerizar formando uma imina, a qual pode ser hidrolisada a uma uracila. A reação total é chamada desaminação, pois remove um grupo amino.
As bases púricas variam em Adenina e Guanina, enquanto que as bases pirimídicas são classificadas em Timina, Uracila e Citosina.
O RNA se difere do DNA principalmente pela estrutura, já que ele possui uma única fita formada por uma pentose (ribose), um ácido fosfórico e as bases nitrogenadas de adenina, guanina, citosina e uracila. Perceba que nessa molécula,a timina é substituída pela uracila.
Então pode se dizer que o DNA tem uma 'uracila' modificada, chamada TIMINA! ... Os nucleotídeos que formam o DNA e o RNA são formadas por 3 outros elementos, a saber, um grupo fosfato, um açucar de nome ribose e a base nitrogenada propriamente dita (nucleotídeo).