A fotossíntese ocorre em duas grandes etapas, que envolvem várias reações químicas: a primeira é a fase clara (também chamada de fotoquímica) e a segunda é a fase escura (também conhecida como fase química). A fase escura da fotossíntese não precisa ocorrer no escuro.
Fase clara A absorção de luz solar e a transferência de elétrons ocorre através dos fotossistemas, que são conjuntos de proteínas, pigmentos e transportadores de elétrons, os quais formam uma estrutura nas membranas dos tilacoides do cloroplasto.
A Fase Escura da Fotossíntese: Ciclo de Calvin e ciclo das pentoses. A Fase Escuta também é chamada derfase independente de luz. Mas, apesar de receber esses nomes é uma fase da fotossíntese que depende indiretamente da luz.
Assim, a fotossíntese ocorre a transfomação de energia luminosa em energia química, armazenada no ATP. Na fase clara, ocorre formação de ATP e NADPH2 que fornecerão, respectivamente, energia e elétrons para a fase escura, na qual a glicose é formada.
A fase clara ela ocorre a formação de ATP e NADPH2 ocorre na cianobactérias , nos eucariotos, nos cloroplastos.
Nessa fase, que ocorre nos tilacoides dos cloroplastos, acontece a captação de energia luminosa, e esta é utilizada na produção de moléculas de ATP e na redução de moléculas de NADP+. ... Esse processo dará origem ao NADPH, que será utilizado nas reações de fixação do carbono, fornecendo energia.
Dióxido de Carbono Assim, a fotossíntese é um processo importantíssimo para a vida no nosso planeta, por produzir alimento e contribuir para a existência de gás oxigênio no ar. As plantas não são os únicos seres vivos fotossintetizantes, isto é, que realizam fotossíntese. Há outros, como as algas e as cianobactérias.
Assim sendo, as plantas que possuem clorofila possuem coloração esverdeada. A clorofila é o pigmento responsável por captar a luz e garantir que organismos fotossintetizantes consigam produzir seu alimento por meio do processo da fotossíntese.
A glicose é o monossacarídeo mais utilizado como fonte de energia pelos seres vivos. Ela é fabricada pelos vegetais por meio da fotossíntese e também é armazenada em forma de glicogênio pelos animais.
Saúde e Bem-estar. A glicose é um importante carboidrato para o organismo, pois é a partir dessa molécula que se adquire a energia necessária para realizar todas as reações do nosso corpo. A glicose, de fórmula C6H12O6, é um dos carboidratos mais simples (monossacarídeo).
A glicose é um tipo de carboidrato utilizado como fonte de energia pelos seres vivos, sendo um dos principais nutrientes da célula. Esse monossacarídeo também participa da formação de carboidratos complexos, como o amido.
Então acho que o nome do alimento das plantas é a glicose. Qual é o nome do alimento produzido pela planta? Olá! A planta é capaz de produzir seu próprio alimento, por meio do processo de fotossíntese, formando a glicose.