– TGD tem origem genética (como anomalias cromossômicas, por exemplo); – Causas etiológicas (asfixia perinatal, infecções uterinas, dismorfias cerebrais, exposição a elementos tóxicos); – Outros. Quais são as implicações?
Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. ... Os TGD englobam os diferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis, a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett.
Atualmente, a residência médica é o modo mais reconhecido de especialização, com programas com carga horária de 60 horas semanais. No caso dos neurologistas e psiquiatras, os médicos passam por três anos de residência, que incluem cursos teóricos e práticos, além plantões nos ambulatórios da área selecionada.
Invista em ações positivas, estimule a autonomia e faça o possível para conquistar a confiança da criança. Os alunos com TGD costumam procurar pessoas que sirvam como 'porto seguro' e encontrar essas pessoas na escola é fundamental para o desenvolvimento.
No entanto, existem algumas atividades recomendáveis que podem fazer diferença na vida da criança, tal como comunicação e tecnologia assistiva; aulas com acompanhamento psicopedagógico, fonoaudiológico; exercícios que impulsionam a psicomotricidade; além de tarefas que procurem estabelecer, gradativamente, o contato ...
No caso de avaliação do aluno TGD, certamente importante, há que se ter o cuidado de que o conteúdo da avaliação corresponda ao conteúdo escolar, observando não só em provas ou exames, mas no que o aluno demonstra no dia a dia, por meio de suas produções cognitivas, atitudinais ou procedimentais.
Qual dos transtornos abaixo não condiz com o Transtornos Globais do Desenvolvimento. Transtorno Desintegrativo da Infância. Transtorno Desintegrador da adolescência. Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação.