O homem, por sua vez, pode passar o gene defeituoso apenas para sua filha, pois doa à filha apenas o cromossomo X. Como o homem apresenta cromossomos XY, no momento da fecundação, para gerar um menino, ele será responsável por fornecer o cromossomo Y, que não possui as características ligadas ao cromossomo X.
A herança ligada ao sexo se refere a parte do cromossomo X não homóloga a Y. A herança restrita ao sexo se refere a parte do cromossomo Y não homóloga a X, esse tipo de herança é totalmente passada de pai para um filho homem, já que o pai vai doar o cromossomo Y para determinar o sexo do mesmo.
i) autocruzamento ou selfing: auto-polinização dos indivíduos F1 (ou cruzamentos entre eles); em termos gerais, é o cruzamento entre indivíduos com o mesmo genótipo; ii) retrocruzamento ou backcross: entre os indivíduos F1 e um ou outro dos seus progenitores (ou indivíduos com o mesmo genótipo que os progenitores);
Ø Cruzamentos recíprocos. Cruzamentos em que se invertem os gametas masculino e feminino.
De acordo com a teoria cromossômica de herança, os padrões de herança de traços pode ser explicada pelo padrão de transmissão dos cromossomos durante a gametogênese e fertilização. Esta teoria é baseada em alguns princípios fundamentais.
Realizar o cruzamento é bastante simples, pois basta juntar os possíveis gametas em cada um dos quadrados em branco. Sendo assim, em cada um dos quadrados, teremos dois alelos da característica estudada: um proveniente de um indivíduo e outro proveniente do outro.
Normal (A _) x Albino (a a) : Se o indivíduo de pigmentação normal for homozigoto dominante (A A), a F1 terá 100% de indivíduos normais (100% A a)....
Resposta. Probabilidade é de 50%.
Significado de Diíbrido adjetivo, substantivo masculino Diz-se do, ou o híbrido resultante de progenitores que diferem por dois caracteres.