Iracema: índia da tribo dos tabajaras, filha de Araquém, velho pajé; era uma espécie de vestal (no sentido de ter a sua virgindade consagrada à divindade) por guardar o segredo de jurema (bebida mágica utilizada nos rituais religiosos). A palavra "Iracema" é um anagrama de "América".
Após uma violenta batalha entre as duas tribos, ela confessa a Martim que não é mais virgem e que se voltar para sua tribo será morta. Ela também não pode viver entre os pitiguaras, seus inimigos. Martim decide então construir uma cabana na praia cearense onde passa a viver com Iracema.
O primeiro encontro dos dois se dá quando Iracema está repousando em sua sesta quando é assustada por um guerreiro estranho. Assustada, ela lança uma flecha que atinge o guerreiro. ... Martim é recebido pelo Pajé e, como de costume, belas mulheres são levadas até ele por Iracema. Ele recusa e decide ir embora da tribo.
Resposta: É uma imagem em que o tema representado é construído a partir de uma ideia imaginada sobre ele e geralmente, não corresponde ao que acontece na realidade.
Não há dúvida que o livro Iracema de José de Alencar seja sua obra prima. ... De fato, dizem os entendidos que é nitidamente prosa poética, um livro poesia esta Lenda do Ceará. O autor, realmente, procurou trabalhar a linguagem, dando, não apenas sentido metafórico, mas até alegórico a tantas passagens.
O clímax do livro Iracema ocorre quando Iracema engravida de Martim e acaba morrendo no parto. Após a guerra entre Tabajaras e Potiguaras, Iracema e Martim se mudam para uma praia mais afastada, onde vivem com seu amigo Poti.
A temática do livro Iracema de José de Alencar é idealização do povo indígena e de seus costumes.
Características das obras de José de Alencar
A obra de José de Alencar pode ser dividida em dois grupos distintos. A cidade, a sociedade burguesa do Segundo Reinado - Diva, Lucíola, Senhora e os demais romances urbanos.
José de Alencar é o maior nome do Indianismo, isso é, a fase 1 do Romantismo no Brasil. ... O Indianismo é marcado pela busca da identidade brasileira e o livro de maior destaque foi Iracema, escrito por José de Alencar.
Em 1855 assumiu as funções de gerente e redator-chefe do "Diário do Rio", onde publicou, em folhetim, seu primeiro romance Cinco Minutos, em 1856. No dia 1 de janeiro de 1857 começou a publicar o romance O Guarani, também em forma de folhetim, que alcançou enorme sucesso e logo foi editado em livro.
a) As Minas de Prata, O Gaúcho, Senhora.