A compressibilidade e a elasticidade são alguns exemplos de propriedades do ar. O ar tem massa e ocupa espaço.
O ar tem elasticidade. ... A expansibilidade do ar é a propriedade que o ar tem de aumentar de volume, ocupando todo o lugar disponível. O ar exerce pressão. A massa de ar atmosférico exerce pressão sobre a superfície da Terra, que é a pressão atmosférica.
Resposta. Essa propriedade do ar é a compressibilidade...
Chama-se pressão, ela é possível porque o ar contém partículas, elas por sua vez ocupam espaço e isso faz aumentar a pressão interna no pneu e ele incha.
Olá! Na verdade, o que existe neste processo é uma diferença de pressão. Como a pressão atmosférica é maior que a pressão interna do pneu, o ar tenderá a ir para o pneu, possiblitando que seja enchido. Dessa forma, configura-se uma diferença de pressão (interna e externa), e não exatamente uma propriedade do ar.
Quanto menor o pneu, maior deve ser a sua calibragem? Normalmente os pneus que são mais duros, também são os mais largos. A largura do pneu também aumenta a sua estabilidade, porém tira todo o conforto da direção. Por isso, quanto menor o pneu, maior deve ser a sua calibragem para garantir a estabilidade do veículo.
Dica 3: calibrar os pneus com eles ainda “frios” Isso porque, segundo as leis da física, a pressão interna dos pneus aumenta devido a temperatura, ou seja: se você rodar muito com o carro antes de calibrar, seus pneus ficarão com temperatura mais elevadas por conta do atrito e isso influenciará na calibragem correta.
Quanto maior for a quantidade de ar injetada no pneu, maior será a pressão interna. Um motorista calibrou os pneus de seu carro antes de uma viagem (veja ilustração A). Saiu a rodar pela estrada, onde ficou por algumas horas. Era verão, e o dia estava muito quente.
Ouvinte do AutoPapo diz que manual do automóvel dele recomenda calibrar os pneus com 42 libras: vale a pena diminuir essa pressão? Rodar com os pneus na calibragem correta é muito importante para garantir tanto o conforto quanto a segurança dos ocupantes dos automóveis.
A pressão recomendada para o seu modelo é de 33 libras nos quatro pneus, sem carga, e 33 na frente e 39 atrás quando estiver carregado.
Traseiro: 31 psi (2,14 bar)
Traseiro: 33 psi (2,28 bar)