Sodium hydroxide
O hidróxido de sódio é uma base com a seguinte constituição: NaOH. Essa base é comercializada e muito conhecida cotidianamente como soda cáustica, pois ela é altamente corrosiva, causando queimaduras graves em todos os tecidos animais.
Exemplos: AgOH (hidróxido de prata), NaOH (hidróxido de sódio). Dibases: bases que se caracterizam pela presença de dois grupos OH-. Exemplos: Ba(OH)2 (hidróxido de bário), NiOH2 (hidróxido de níquel). Tribase: a presença de três grupos OH- caracteriza esta base.
14
Em 1791, surgiu o método patenteado do médico francês Nicolás Leblanc, para produção de carbonato de sódio artificial a partir do sal comum, que impulsionou o processo de obtenção industrial da soda cáustica. Sua idéia baseou-se na transformação de cloreto de sódio em sulfato de sódio, pela ação do ácido sulfúrico.
Conhecida também como hidróxido de sódio (NaOH), a soda cáustica tem como matéria-prima o cloreto de sódio. Por meio da eletrólise dessa substância, são extraídos o cloro e a soda cáustica.
Em termos gerais, a reação de saponificação ocorre quando um éster em solução aquosa de base inorgânica origina um sal orgânico e álcool. A Reação de saponificação também é conhecida como hidrólise alcalina, através dela é que se torna possível o feitio do sabão.
"Quem usa de forma artesanal, por exemplo, precisa ter cuidado, pois (a soda cáustica) aquece espontaneamente em contato com a água. Ela queima, irrita a pele, destrói as células. Ela tem esse poder, mesmo que em pequenas quantidades.
Primeiros socorros para queimadura química
12 horas
É muito simples: uma vez por semana, esquente 1 litro de água e despeje nos canos, principalmente da cozinha. Feito isso, jogue 1 litro, agora de água fria. Esse procedimento possibilita que a água quente derreta as sujeiras, enquanto a fria empurra a gordura para fora do encanamento.
Como desentupir pia com soda cáustica
A soda cáustica é a alternativa mais agressiva e eficaz Para desentupir o vaso sanitário, basta encher um balde de água e colocar duas colheres de sopa de soda cáustica e duas colheres de sopa de sal. Jogue a mistura no vaso apenas uma vez e evite usar esse método com frequência.
Aprenda 10 jeitos de desentupir o vaso sanitário de forma simples
Absorvente, fio dental e afins Absorvente, fio dental, preservativo, fios de cabelo, papéis e embalagens plásticas em geral e afins, quando descartados no vaso sanitário, podem causar sérios danos ao encanamento do seu banheiro.
Pegue uma mangueira e encaixe-a na pia do banheiro mesmo. Nesta técnica, a água corrente irá ajudar a remover o que estiver obstruindo o vaso. Para isso, insira a mangueira no vaso sanitário até encontrar o que está obstruindo a passagem e então abra a torneira de uma vez só. Tenha cuidado para não espirrar em você.
Ferva 4 ou 5 litros de água, coloque uma quantidade generosa de detergente ou sabão em pó e despeje lentamente no ralo. Se for apenas gordura, isso será suficiente para desentupir completamente sua pia. Para evitar danos à tubulação, vale alternar água quente e fria, quando a água começar a descer.
Basta despejar bicarbonato dentro do cano e em seguida um pouco de água quente. Espere a solução agir por alguns minutos e, então, jogue mais água quente para empurrar a obstrução. Se preferir algo mais potente, substitua a água quente por suco de limão fervendo.
Usando as mãos, retire o máximo possível de areia, terra ou outra sujidade que estiver na região da abertura do cano. Despeje o máximo de água que puder pela abertura. A grande quantidade de água que se move repentinamente através do sistema hidráulico e soltará e removerá muito dela que ficou presa no cano.
Misture duas xícaras de água quente e um quarto de xícara de detergente líquido. Lentamente, despeje a mistura pelo ralo. A combinação de água quente e detergente deve dissolver a areia e limpar o ralo.
- Pressione o cabo do desentupidor para cima e para baixo durante 1 minuto. O vácuo formado pelo desentupidor é capaz de empurrar os detritos cano abaixo e livrar a passagem para água, desentupindo o ralo; - Após o procedimento, retire o desentupidor e verifique se a água voltou a escoar.
A solução de bicarbonato com vinagre é capaz de amolecer o cabelo enquanto a água quente empurra a obstrução. Caso essa solução não funcione, utilize abrasivos mais poderosos, como o diabo verde ou soda cáustica.
Solução de bicarbonato e vinagre - Em um recipiente, misture meio copo de bicarbonato e a mesma medida de vinagre; - Despeje a mistura no ralo e espere alguns minutos para fazer efeito; - Finalize despejando um litro de água quente.
Despeje 4 litros água fria em um balde, e depois adicione 3 xícaras de soda cáustica. Mexa bem com uma colher de madeira velha. Ele vai começar a borbulhar e aquecer. Despeje-o no cano entupido e deixe por 20-30 minutos; Em seguida, lave o dreno com água fervente.