Na verdade, Aristóteles distingue a existência de quatro causas diferentes e complementares:
Causa eficiente: seria aquilo que deu origem a um determinado ser ou objeto, ou seja, a sua causa primeira.
Para Aristóteles a vida humana consiste em se descobrir e realizar sua finalidade no mundo, o que se dá somente pela prática das Virtudes. E a finalidade da vida humana é o encontro com o “Bem Supremo” através da Razão, fator que só o ser humano possui.
O sentido da vida constitui um questionamento filosófico acerca do propósito e significado da existência humana. ... Opiniões sobre o sentido da vida podem por si próprias se distinguir de pessoa por pessoa, bem como também pode variar no decorrer da vida de cada humano.
Para Aristóteles, a investigação filosófica é acima de tudo uma investigação sobre as causas das coisas, porque, segundo ele: “Nada vem do nada e tudo tem uma finalidade”. Em outras palavras, há quatro causas implicadas na existência de algo, que seriam a explicação do como e por que cada coisa é o que é.
Aristóteles afirma conhecer as causas, pois : A causa material: a matéria da qual algo é feito. A causa eficiente: o agente que produz a coisa. A causa final: aquilo em vista de que a coisa existe, sua finalidade.
Aristóteles definiu o conhecimento como parte da busca pela lógica. Aristóteles observou que essa perspectiva parte do pressuposto que todo indivíduo sempre coloca em prática aquilo que sabe, além de afirmar aquilo que não sabem, porém, sua evolução permite que ele aprenda aquilo que não sabe.
8) Como se relaciona o saber teórico com as demais formas de conhecimento, segundo o texto? ... O fato de, uma pessoa ter facilidade nos conhecimentos teóricos, não implica em facilidades no conhecimento produtivo ou prático, é muito difícil o mesmo ser humano dominar todos os tipos de conhecimento.
Para tratar da questão da transformação das coisas, Aristóteles formula uma teoria inovadora explicada pelas causas. Um exemplo é a explicação sobre o … porquê uma coisa é o que é, ou seja, porquê cadeira é cadeira, árvore é árvore e não caneta, etc. Essa teoria é conhecida como A)Teoria das 4 causas.
Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das idéias é através da observação de objetos para após a formulação da idéia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligivel. ... Idéia que segundo ele é inata e todos tem a mesma fonte do que seria a justiça.
"Em suas reflexões sobre ética, Aristóteles afirma que o propósito da vida humana é a obtenção do que ele chama de vida boa.