ALTERAÇÕES DA ATENÇÃO Os distúrbios da vigilância incluem o aumento, hipervigilância, e a diminuição, ou hipovigilância. A hipervigilância caracteriza-se como um estado em que o indivíduo está atento a um estímulo novo a cada momento, deslocando a sua atenção de um fato para outro, com grande rapidez.
A atenção define-se pelo direcionamento da consciência e estado de concentração mental sobre determinado objeto. Caracteriza-se por selecionar, organizar e filtrar as informações, funcionando como uma filmadora.
Hipoprosexia — Significa debilidade da atenção. Verificam-se, sobretudo, nos estados demenciais, nas crises depressivas, na psicastenia, na histeria, etc.
Na atenção estão inclusos processos conscientes e inconscientes. A consciência é o estado de estar plenamente ciente dos acontecimentos ou fatos, como esses definem o mundo lógico, ser consciente ou ter consciência é estar no mundo.
Se nós tivéssemos que usar uma definição básica e geral para diferenciar os dois tipos de consciência, seria a seguinte: uma delas te permite fazer parte da sua realidade, perceber cada nuance, estímulo e processo interno. A outra, por sua vez, permite que você se comporte de forma moral e socialmente aceitável.
- Hipotenacidade: dificuldade de manter-se fixado a um mesmo estímulo. - Hipertenacidade: atenção excessiva a determinado estímulo. É a função mental que possibilita a tomada de conhecimento sobre o ambiente e o próprio corpo.
A hipervigilância é um estado de atenção, sensibilidade e alerta do seu ambiente. Isso pode fazer com que você se sinta alerta a qualquer perigo oculto. No entanto, muitas vezes esses perigos não são reais. Ela pode ser caracterizada como um sentimento desagradável.
A atenção é a capacidade que temos de focalizar um objeto ou grupo de objetos externos(sensoriais) ou internos(pensamentos) que aparecem aos nossos sentidos. ... Essa atenção depende do tronco cerebral e dos sistemas ativadores do estado de alerta ou vigília que vêm de baixo para cima; é bastante primitiva e instintiva.
[Psicologia] Desprovido de atenção; que está desatento: tinha atenção dispersa.