Principais tipos de aplicações financeiras disponíveis no mercado. De acordo com o Banco Central do Brasil, as aplicações mais comuns no mercado financeiro são a Poupança, o Certificado de Depósito Bancário (CDB) e o Recibo de Depósito Bancário (RDB).
Investimentos a curto prazo de baixo risco As principais indicações de baixo risco incluem Tesouro Direto e CDBs. O professor Michael Virato recomenda o Tesouro Selic ou fundos de investimento atrelados à Selic. Em ambos os casos, os ativos acompanham a taxa básica de juros, que atualmente está em 2% ao ano.
Chamamos de investimentos de curto prazo as operações financeiras que duram entre 1 e 90 dias. Geralmente, essas movimentações são marcadas pela alta rentabilidade e liquidez.
Os fundos de curto prazo têm por objetivo reproduzir as variações das taxas de juros e das taxas pós-fixadas, investindo seus recursos em títulos públicos federais ou em títulos privados de baixo risco de crédito com prazo máximo de 375 dias e prazo médio da carteira de 60 dias.
O curto prazo corresponde aos fundos cujo prazo médio de vencimento dos títulos em carteira seja menor do que 365 dias. E longo prazo, corresponde aos fundos cujo prazo médio de vencimento dos títulos em carteira seja maior do que 365 dias.
CURTO E LONGO PRAZO NA CONTABILIDADE Normalmente, curto prazo em contabilidade significa um período de até um ano, longo prazo, por sua vez, identifica um período superior a um ano.
Curto prazo: até 2 anos; Médio prazo: de 3 a 10 anos; Longo prazo: mais de 10 anos.
São considerados de curto prazo, no geral, momentos ou objetivos que vão se concretizar nos próximos 3 a 12 meses – portanto, que estão há no máximo um ano de distância do momento em que o planejamento começa a ser feito.
Todos os empréstimos e financiamentos contraídos pela empresa, cujo prazo de pagamento final seja inferior a um ano, contado a partir da assinatura do contrato, deverão ser registrados contabilmente no Passivo Circulante.
3 anos
1 - Em relação ao orçamento empresarial, o esquema de planejamento de curto prazo pode ser dividido em três fluxos que compõem o fluxo (orçamento) de caixa: A) fluxo determinístico; fluxo operacional; fluxo elaborativo.
Uma estimativa do montante de receitas que a empresa espera receber em um determinado período futuro, ou seja, da quantidade de produtos ou serviços que serão vendidos. Portanto, Orçamento de Venda e Previsão de Faturamento são a mesma coisa.
O orçamento de vendas constitui um plano de vendas futuras da empresa, para determinado período de tempo. Sua função principal é a determinação do nível de atividades futuras da empresa.