Em sentido figurado, significa «talento poético; poesia». Em Gramática, lira é «estrofe de cinco versos, o segundo e o quinto decassílabos e os restantes hexassílabos, com um esquema fixo de rimas consoantes».
Lhe suplico mais uma vez Seu Sete da Lira, ... olhe para os meus sofrimentos, derrame sobre mim sua vibração para que eu possa voltar a ter alegria de vida com saúde, força e coragem.
Caboclo das Sete Encruzilhadas é uma entidade pertencente à linha dos Caboclos de Umbanda, que segundo a crença da religião, foi incorporada pelo médium Zélio Fernandino de Morais, e que teria orientado espiritualmente a fundação da Umbanda.
Zélio Fernandino de Moraes
A Umbanda é uma religião que surgiu no Brasil no dia 15 de novembro de 1908. O anunciador desse credo foi o médium Zélio Fernandino de Moraes (1891-1975). Essa religião abrange aspectos do candomblé, espiritismo e catolicismo.
O Movimento Umbandista teve seu início no dia 15 de novembro de 1908. Ocorreu no BRASIL, no Bairro de Neves, na época, pertencente ao Município de Niterói, RJ.
Era o dia 15 de novembro de 1908. Chegando lá, o médium José de Souza, que dirigia a sessão espírita kardecista, pediu que Zélio sentasse à mesa. A certa altura, espíritos de caboclos (ancestrais indígenas brasileiros) e pretos velhos (escravos africanos) começaram a se manifestar.
Nas cerimônias, uma longa preparação em terra firme e uma parte final na água, quase sempre embalada por um canto e o ritmo das palmas. Uma delas é o ritual de iniciação, na qual uma pessoa se prepara para se tornar filha de um orixá.
É uma religião que sincretiza elementos dos cultos africanos com santos católicos e tradições indígenas, além do espiritismo kardecista. Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè).