O Trópico de Câncer corta 17 países do Hemisfério Norte, como México, Egito, Argélia, Arábia Saudita e o Havaí. Já o Trópico de Capricórnio atravessa onze países da América do Sul, África e Oceania, como Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, África do Sul, Madagascar e Austrália.
Os trópicos servem para demarcar o limite dessa diferença, ou seja, o Trópico de Câncer é a zona mais ao norte possível em que o sol incide perpendicularmente. Da mesma forma, o Trópico de Capricórnio é a faixo no hemisfério sul onde a iluminação perpendicular atinge o seu ponto máximo.
Os trópicos de Câncer e Capricórnio receberam esses nomes porque, há centenas de anos, os astrônomos perceberam que o ápice dos solstícios de verão acontecia quando o sol estava posicionado, respectivamente, nas constelações de Câncer, no hemisfério norte, e de Capricórnio, no hemisfério sul.
Regiões Brasileiras que são cortadas pelo trópico de capricórnio: Sudeste , Sul e Centro - Oeste.
são paulo, parana, mato grosso do sul (esses estados são cortados pelo tropico de capricornio), santa catarina e rio grande do sul.
Os estados brasileiros que estão em contato ou ao sul do trópico de capricórnio são São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os dois países da América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil são Peru e Equadador.
clima subtropical
Ele localiza-se no Hemisfério Sul na latitude Sul e delimita a zona tropical sul.
Os paralelos que cortam o território brasileiro: Equador e Trópico de Capricórnio.
Os principais fatores climáticos são: latitude, altitude, maritimidade e continentalidade, massas de ar, vegetação, correntes marítimas e até o relevo. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Basicamente, pode-se dizer que o Brasil tem seis domínios climáticos: clima equatorial, tropical, tropical semiárido, litorâneo, subtropical e tropical de altitude.