Os principais teóricos que levou a construção do capitalismo foram Karl Marx e Friedrich Engels pensadores alemães, foram responsáveis por fundarem o Socialismo Científico (Marxismo). Dentre diversas obras importante, se destaca o “ Manifesto do partido comunista”.
Enquanto Durkheim acredita que o capitalismo é o caminho mais adequado para o crescimento social, Marx propõe um novo sistema econômico- social com um foco socialista.
A Sociologia surgiu a partir de uma série de fatores que tornou a política, a economia e a sociedade do século XVIII e XIX mais complexa. ... Comte formulou, então, as ideias positivistas, que foram o centro dessa primeira produção sociológica.
No século XVI, começou, de forma embrionária, o desenvolvimento de uma atitude de estudo das diferentes culturas. No século XIX, aquele estudo tornou-se uma área científica das Ciências Sociais, a Antropologia.
A antropologia surgiu como uma ferramenta da sociologia para compreender as diferenças étnicas dos seres humanos. No século XIX, nos estudos de história e geografia contemporâneos, a sociologia e a antropologia surgiram com um objetivo bem específico: servir como meios de auxílio para o capitalismo industrial.
Émile Durkheim
Sociologia é, grosso modo, a ciência que estuda a sociedade. Com o auxílio da economia, da ciência política, da antropologia e da psicologia, a sociologia busca compreender, de maneira estritamente científica, como os agrupamentos sociais humanos desenvolveram-se e como é possível intervir nesse desenvolvimento.
Muitos especialistas em teoria sociológica dividem elas em tipologias com grandes dicotomias: positivismo e antipositivismo, coletivismo e individualismo, estática e dinâmica, determinismo e compreensão, estrutura e agência, microssociologia e macrossociologia.