Vesak é uma data celebrada pelos budistas e declarada como feriado em diversos países tradicionalmente Theravada. É comum ser referido como o aniversário de Buda, embora marque também sua iluminação (nibbana) e sua morte (parinibbana). É considerado um dia de Uposatha maior.
Festival das Flores
'Hana Matsuri' celebra o natal budista na Praça do Japão em Curitiba | Paraná | G1. Evento começou neste sábado e segue até o fim da tarde de domingo (15). Natal nipônico é comemorado em abril em virtude do aniversário de Buda.
Por isso, budistas no mundo todo fazem questão de incluir o elefante branco nas comemorações do nascimento do Buda. O animal simboliza o nascimento da divindade. No Brasil a comunidade comemora o evento anualmente no mês de abril com a Festa das Flores.
Kushinagar, Índia
Mesmo o budismo sendo uma vertente do hinduísmo, o Buda das escrituras Pali trata como algo "vão e vazio” (Digha-Nikaya No. ... O “conceito de Deus” não faz parte da doutrina pali de Buda sobre a liberação do sofrimento ─ embora alguns vejam na noção de “Nirvana” alguma relação com um Absoluto transcendental e impessoal.
Dalai Lama
Kushinagar, Índia
Se considerarmos que Sidarta Gautama foi o primeiro Buda histórico, pois segundo a tradição oral existiram outros Budas antes dele, e que Sidarta Gautama nasceu entre 563 e 483 a.C., e se considerarmos que Alexandre, o Grande reinou entre 336 a.C. e 323 a.C., então ou Buda Shakyamuni influenciou o helenismo ou foi ...
O budismo é uma religião que surgiu por volta do século 5 a.C. no norte da Índia e, ao longo dos séculos, se espalhou por outras regiões, chegando a países como China, Japão, Nepal, Paquistão, Sri Lanka, Afeganistão e Tailândia, entre outros.
Geralmente, os budistas acreditam que houve uma sucessão de muitos Budas no passado distante e que muitos mais irão aparecer no futuro; Dipankara, então, seria um dos inúmeros Budas anteriores, enquanto Gautama foi o mais recente, e Maitreya será o próximo Buda no futuro.
Amitaba, Amitabha ou Amida (do sânscrito amitaabha)é um dos Cinco Budas da Meditação. É o buda principal da família de Lótus (em tibetano: Pema), da direção Oeste, de cor vermelha, que purifica o carma do desejo.
Avalokiteshvara (em sânscrito Avalokiteśvara, "Aquele que enxerga os clamores do mundo"; em tibetano Chenrezig), é o/a bodisatva (bodhisattva) que representa a suprema compaixão de todos os Budas.
De todos, o primeiro, Sidarta Gautama, é considerado o mais brilhante e também o fundador do budismo, no século 6 a.C., isto é, há mais de 2.
A filosofia budista se baseia na afirmação de que nós sofremos – e causamos sofrimento aos outros – porque não vemos o mundo como ele é. E a prática da meditação traz uma promessa radical: é possível aprender a ver o mundo e a nós mesmos com maior clareza e, assim, alcançar uma profunda satisfação.