Na posição anatômica, o individuo deverá estar em pé (posição Bípede), com a face voltada para frente (olhar para o horizonte), membros superiores estendidos e aplicados ao tronco com as palmas das mãos voltadas para frente, assim como os membros inferiores unidos e com as pontas do dedos voltadas para frente.
A posição anatômica de referência é: primeiramente, ereto, ou seja, em posição ortostática. A cabeça, o olhar e os dedos dos pés voltados anteriormente, ou seja, para frente. Os braços devem estar posicionados ao lado do corpo, e as palmas das mãos voltadas também anteriormente.
Nessa posição o paciente fica deitado de lado com ambos os braços para frente e os joelhos e quadris fletidos. O peso é suportado pela lateral do ilíaco e pela escápula.
Posição do corpo que está deitado. ... Decúbito sobre o ventre. decúbito supino. Decúbito sobre o dorso ou costas.
A mudança de decúbito é definida como a mobilização do idoso no leito realizada com uma frequência, estabelecendo uma padronização e rotatividade das posições e, consequentemente, evitando a sobrecarga de pressão em uma determinada área da pele por um período prolongado.
Vejamos algumas posições e sua finalidade:
Significado de Deambular verbo intransitivo Vaguear ou passear; andar sem rumo certo; caminhar sem destino; passear sem direção determinada: deambulava pela praia.
substantivo masculino [Medicina] Posição do corpo de quem está deitado, num plano horizontal, de barriga para baixo, com a cabeça virada para um dos lados; posição prona ou bruços: ao colocar o paciente em decúbito ventral pode ser necessária a utilização de travesseiros e almofadas.
Significado de Perfil substantivo masculino Conjunto dos traços do rosto de uma pessoa visto de lado. Representação de um objeto visto de lado; aspecto. Descrição em traços rápidos de alguém; retrato moral de uma pessoa.
A adesão à recomendação de manter o decúbito elevado foi definida como a manutenção de decúbito acima de 30 graus para cada observação.
Posição supina ou decúbito dorsal: O paciente se deita de costas preservando o alinhamento da coluna vertebral; as extremidades inferiores em extensão ou ligeiramente flexionadas para permitir o relaxamento dos músculos abdominais.
As posições cirúrgicas são posturas em que os pacientes devem ser dispostos para que um procedimento cirúrgico possa ser executado. Ainda que pareça sempre muito simples deixar um paciente deitado, de costas para a maca, a depender do procedimento a ser realizado essa pode ser a pior posição possível para ele.
- É recomendado manter a cabeceira elevada (30-45º) com o objetivo de reduzir o risco de PAV em pacientes com maior probabilidade de aspiração (ventilação mecânica e nutrição enteral), pois a posição supina em pacientes recebendo nutrição enteral é um fator de risco independente para pneumonia hospitalar.