O craqueamento catalítico em leito fluidizado ou craqueamento catalítico fluido (FCC) é um processo de conversão empregado com o objetivo de produzir gasolina e gás liquefeito de petróleo (GLP) a partir de frações pesadas provenientes principalmente da destilação do petróleo.
O refino do petróleo é a separação do petróleo bruto em frações utilizadas no nosso dia a dia. São processos que o petróleo é submetido para que seja separada cada fração. Nas refinarias o petróleo passa pela destilação fracionada.
O petróleo, após ser extraído da natureza, é transportado para as refinarias e começa a ser fracionado através de aquecimento em tanques apropriados dando origem a vários subprodutos, esse processo é denominado de destilação fracionada. ... Gás de petróleo: dá origem ao gás de cozinha.
O craqueamento do petróleo é um processo químico que transforma frações de cadeias carbônicas maiores em frações com cadeias carbônicas menores. ... A principal diferença entre essas frações está na quantidade de átomos de carbono nas moléculas de seus constituintes. Quanto maior for esse número, mais pesada será a fração.
O processo de craqueamento, também conhecido como pirólise, consiste na quebra de moléculas de triglicerídeos (presentes em óleos e gorduras) em moléculas menores, conhecidas como hidrocarbonetos. ... A pirólise de óleos e gorduras pode ser realizada via craqueamento térmico ou catalítico.