A estrutura principal do fio é formada por 45,2% de carbono, 27,9% de oxigênio, 6,6% de hidrogênio, 15,1% de nitrogênio - que juntos formam os aminoácidos responsáveis pela produção da queratina - e 5,2% de enxofre, porém existem mais elementos na fibra capilar.
Em sua haste, a fibra capilar possui três camadas: o córtex, a medula e a cutícula, sendo a cutícula a mais externa e o córtex a mais interna.
Medula Capilar – A medula está situada na parte central do fio. Ou seja, ela é uma espécie de tubo denso formado por células ricas em queratina obtendo uma forma flexível e maleável. Diferentemente das fibras mais resistentes do córtex e das escamas endurecidas da cutícula.
Está situada no centro do fio de cabelo, sua presença ao longo desse fio pode ser fragmentada. Em muitos casos a medula está ausente, parece que as células que a compõem se degeneram rapidamente, deixando espaços ocupados por bolhas de ar. A principal função da medula é o de termorregulação.
A cutícula é a parte externa do fio, ou seja, aquela que conseguimos ver a olho nu. "Sua função é proteger o córtex e criar uma barreira para produtos químicos. Quando em bom estado, as células dessa seção se apresentam de maneira alinhada, isto é, dispostas regularmente, garantindo, assim, uma maior maciez.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a principal função das cutículas é justamente proteger as unhas. Essa pele impede a entrada de sujeiras e bactérias que podem se infiltrar e atingir a matriz ungueal, parte mais importante, onde se dá origem a unha.
O que fazer quando a cutícula do cabelo está aberta? Quando a cutícula está aberta, é preciso investir em produtos que ajudem a preencher os espaços no fios para que ela feche. Por isso, cosméticos com queratina podem ser grandes aliados nesse momento.
Uma dica de tratamento caseiro pós-descoloração é a umectação com óleo de coco, que pode ser comprado em qualquer supermercado ou loja de produtos naturais. Basta pegar uma colher de sopa do óleo e aquecer por 30 segundos no microondas. Em seguida, espere esfriar e aplique nos fios.
Então continue lendo para ver as nossas dicas!
A reconstrução capilar com queratina é especialmente indicada para repor a massa capilar e a queratina que é perdida durante a descoloração. Invista também em produtos como o óleo de coco, que pode ser aplicado em todo o cabelo e tem alto poder de nutrição e hidratação.
Depois de retocar as mechas, evite lavar os fios todos os dias e faça hidratações semanais com uma máscara altamente hidratamente, como a Thérapiste da linha Resistance da Kérastase (R$ 201), que promete recuperação profunda dos fios.
Quem tem cabelo com luzes vai se apaixonar pelo shampoo Lumino Contrast. Para lavar o cabelo com mechas sem agravar o ressecamento que normalmente ocorre após a descoloração, aposte em Lumino Contrast, de L'Oréal Professionnel .
O famoso “shampoo roxo” é feito para neutralizar reflexos amarelos e também pode ser usado por morenas iluminadas. Se a coloração do seu cabelo for um tom de loiro bem claro, a tendência é que, com o tempo, desbote. Neste caso, o shampoo matizador é aplicado para conservar a cor.
A máscara Lumino Contrast, de L'Oréal Professionnel, trata e dá muito brilho aos fios com luzes! A máscara Réflection, de Kérastase, intensifica o brilho dos cabelos ep romove a prolongação da cor. A máscara Shine Blonde, de L'Oréal Professionnel, promove nutrição, hidratação e brilho intenso aos cabelos com luzes.
Cabelos com luzes: tenha um óleo capilar disponível O que faço é passar bastante óleo no comprimento dos fios, evitando a raiz e concentrando mais nas pontas – faço isso no cabelo seco mesmo, tipo uma hora antes de lavar. Depois, lavo normalmente, com shampoo e condicionador.
8 Melhores produtos para cabelos loiros
Além de usar óleos finalizadores durante o dia, invista em uma nutrição para cabelo caseira. Uma receita é bater no liquidificador cenoura e óleo de girassol, depois junte a uma máscara de hidratação e aplique no cabelo, deixando agir por 20 minutos e depois só enxaguar e condicionar normalmente.
Na etapa de nutrição do cronograma capilar com receitas caseiras, você pode utilizar: qualquer óleo vegetal, como de amêndoas, de abacate, azeite de oliva, de coco, e etc, manteigas vegetais, como de cupuaçu, cacau, karitê, creme de leite, leite de coco, abacate, leite de oleaginosas, como amendoim, amêndoas e nozes.
Nutrição ou Umectação com Máscara Para fazer é simples: Lave os cabelos com shampoo antes e depois aplique a máscara nutritiva mecha por mecha evitando a raiz, deixe agir por 20 ou 30 minutos e depois enxágue bem, pode finalizar com um condicionador.
Como fazer a nutrição capilar
Bem, para transformar sua máscara de hidratação em uma máscara de nutrição, a única coisa que você precisa fazer é acrescentar óleo ou manteiga VEGETAL em seu creme de hidratação preferido.