Benito Mussolini foi quem liderou o Partido Nacional Fascista, o primeiro a chegar ao poder por meio de ideias totalitárias, e é apontado como principal responsável pela ascensão do fascismo na Europa. Ele governou a Itália de forma ditatorial entre 1922 e 1943.
Oficialmente, cerca de 8.
O exército estava limitado a 100 mil soldados, com outros 15 mil na marinha. A frota consistia em no máximo seis encouraçados, seis cruzadores e doze contratorpedeiros. Submarinos, tanques e artilharia pesada foram proibidos e a força aérea foi dissolvida.
Nosso país enviou cerca de 25 mil homens da Força Expedicionária Brasileira (FEB), e 42 pilotos e 400 homens de apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).
Ao atingir ontem a marca de 293 mil mortos, a pandemia de coronavírus deixou para trás a quantidade de baixas americanas no conflito mais sangrento da história da humanidade - segundo o Departamento de Assuntos de Veteranos, 291.
/div>
Além de ser uma das guerras mais conhecidas, a Segunda Guerra Mundial foi a mais cara de toda a história, com um custo estimado de US$ 4,1 trilhões. O conflito, que começou com a Alemanha bombardeando a Polônia em 1939, se espalhou e dizimou grande parte da Europa.
As nações aliadas que saíram vitoriosas durante a Segunda Guerra Mundial impuseram, conforme o Tratado de Versalhes (1919), duras imposições aos países derrotados, ou seja, decidiram a partir de seus próprios interesses os rumos que a política mundial iria seguir.
Nas palavras da propaganda alemã, o objetivo da campanha de invasão da União Soviética era uma "ampliação do espaço vital no Oriente". Na verdade, tratava-se de uma campanha de extermínio, na qual os soldados alemães cometeram uma série de crimes de guerra.
Durante o ataque à Berlim, os soldados soviéticos foram instigados a realizar a vingança e iniciaram um frenesi de assassinatos e estupros contra civis que chocou os Aliados. Stalin considerava isso um espólio de guerra merecido aos soldados, após anos de guerra e todo o sofrimento causado pelos alemães.
No dia 25 de abril de 1945, o Exército russo cercou a capital alemã. O governo em Berlim ignorava a realidade política e agia de modo irracional e absurdo. ... A guerra provocada pela Alemanha já custara a vida de quase 55 milhões de pessoas, e a Europa estava arrasada.
A Batalha de Berlim foi o combate que colocou fim à Segunda Guerra Mundial na Europa. O cerco a essa cidade alemã resultou em grande destruição e marcou a queda do Reich nazista.
Os soviéticos eram, na realidade, todas as pessoas das antigas 15 Repúblicas Soviéticas. Entre elas, estão os russos, ucranianos, bielorrussos, cazaques, armênios, azeris, georgianos, moldavos, lituanos, estónios, letões, turquemenos, quirguizes, tajiques e uzbeques.
A Desestalinização refere-se ao processo de eliminação do culto da personalidade e do sistema político stalinista criado pelo líder soviético Josef Stalin. O processo de desestalinização começou com um fim ao papel do trabalho forçado em grande escala na economia. ...
A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), criada em 1922, instituiu o socialismo como regime político-econômico pela primeira vez em um país. ... A estrutura da União Soviética consistia na união de 15 repúblicas sob um governo central – o Conselho Soviete Supremo.
A dissolução da União Soviética ocorreu em 26 de dezembro de 1991, como resultado da declaração nº. 142-Н do Soviete Supremo da União Soviética. A declaração reconheceu a independência das antigas repúblicas soviéticas e criou a Comunidade de Estados Independentes (CEI).
A política não-intervencionista de Gorbachev e os problemas econômicos soviéticos alimentaram movimentos separatstas nas repúblicas do bloco. Os países Bálticos (Estônia, Lituânia e Letônia) foram os primeiros a romper com Moscou. ... Assim, extinguiu-se a outrora toda poderosa União Soviética.
Em agosto de 1991, um grupo de militares tentou dar um golpe político sitiando com tanques a cidade de Moscou. O insucesso do golpe militar abriu portas para que os liberais tomassem o poder. No dia 29 de agosto de 1991, o Partido Comunista Soviético foi colocado na ilegalidade.
Pôster de propaganda da União Soviética de 1920. Foto: Wikimedia Commons. Rússia, Letônia, Lituânia, Estônia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, Moldávia, Quirguistão, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Usbequistão.