Os povos indígenas possuem cinco reivindicações:
Há muito tempo os povos indígenas estão lutando para garantir seus direitos. O direito à terra, o direito à saúde e à educação. Durante muitos anos o governo expulsou os índios das suas terras, destruiu as florestas e os rios, e espalhou doenças que mataram os povos indígenas no Brasil.
Os portugueses os chamaram de índios (segundo o que eu li, o motivo disto foi o fato de eles acharem que tinham chegado nas Índias). ... Na minha concepção, um motivo básico que justifica essa “paz e harmonia” que predominou no primeiro contato entre os portugueses e os índios.
Idjassú é um estilo de wrestling tradicional brasileiro dos Karajá do Tocantins. Se diferencia do huka-huka, principalmente devido aos atletas iniciarem a luta em pé, se agarrando pela cintura, até que um consiga derrubar o outro ao chão.
O objetivo é levantar o oponente e depois levá-lo ao chão. Fora de competições, o huka-huka é um ritual tradicional para testar a força de jovens índios. Geralmente, é feito após o Quarup, ritual Xingu de homenagem aos mortos.
Resposta: idjassú: o vencedor abre os braços e dança em volta do oponente, cantando e imitando uma ave. aipenkuit: os próprios atletas reconhecem o vencedor, o perdedor, e se houve empate no duelo, cabendo ao dono da luta apenas iniciar o combate e mante-lo integro.
HUKA-HUKA é uma luta corpo a corpo, criada pelo povo indígena Bakairi e povos do Xingu, localizados no Estado do Mato Grosso. Ela é bastante praticada nessa região e representa uma das modalidades dos Jogos dos Povos Indígenas.
O Huka-Huka é uma luta similar ao wrestling: sem golpes traumáticos, baseada em quedas, imobilizações e chaves. A luta é se inicia com os atletas de joelhos, onde os lutadores ficam frente a frente, ajoelham-se e giram de forma circular em sentido horário. Eles se encaram e começam a luta.
O combate de huka huka é uma espécie de luta livre, que inicia com os adversários de joelhos e mãos no chão e cada um tenta derrubar seu oponente segurando-o por detrás dos joelhos; geralmente, basta um contendor conseguir segurar os joelhos do seu opositor para ser declarado vencedor.
Para vencer a luta no Huka-huka, uma arte marcial tradicional brasileira, praticada por povos nativos da região do Xingu e da etnia Bakairi, é necessário levantar o seu adversário e arremessá-lo ao chão.