A CPU executa cada instrução em pequenas etapas, apresentadas a seguir:
Durante o Ciclo de Busca, é a Unidade de Controle que atua. Uma nova instrução é buscada da Memória para que possa ser decodificada. Nessa fase os registradores [PC] e [IR] são utilizados, como apresentados na seção anterior.
- O ciclo de máquina é a seqüência de operações que a CPU realiza para processar as informações de busca, decodificação, execução e armazenamento. O clock se relaciona com o ciclo da máquina pois ele controla a velocidade que o ciclo da máquina acontece.
Quando ocorre uma interrupção, a CPU interrompe o processamento do programa em execução e executa um pedaço de código (tipicamente parte do sistema operacional) chamado de tratador de interrupção. Em muitos casos, após a execução do tratador, a CPU volta a executar o programa interrompido.
Uma exceção é semelhante a uma interrupção, sendo a principal diferença o motivo pelo qual o evento é gerado. A exceção é resultado direto da execução de uma instrução do próprio programa, como a divisão de um número por zero, ou um overflow em uma operação aritmética.
Quais as diferenças entre interrupções, exceções e traps? Interrupções são causadas por dispositivos externos ao processador, exceções são eventos causados pelo próprio processador e traps são eventos causados por softwares.
Uma interrupção gerada por software, devido a um erro p. ex., divisão por zero, acesso inválido à memória ou a um pedido do utilizador (ctrl-c) é chamado uma “trap”; ... Um sistema operativo é interrupt driven.
O que são interrupções? São eventos provocados pelo hardware que provocam o desvio da sequência normal de execução de uma tarefa. As interrupções são inicialmente tratadas pelo processador que, em seguida, desvia a execução do programa para a rotina de tratamento da interrupção também chamada de interrupt handler.
Interrupções do sistema aparecem como um processo do Windows em seu Gerenciador de Tarefas, mas não é realmente um processo. ... O processador responde suspendendo suas atividades atuais, salvando seu estado e executando uma função chamada handler de interrupção para lidar com o evento.
Quando um programa de usuário faz uma chamada ao sistema para ler ou escrever um arquivo em disco, ele fornece uma indicação de qual arquivo ele quer, um ponteiro para o buffer de dados e um contador. O controle então é transferido ao sistema operacional que chama o driver apropriado.