Resposta. O povo que mais exerceu influência na formação de Roma foram os etruscos. Eles transmitiram aos romanos o uso do alfabeto grego (pois comerciavam com os gregos do sul da Itália), as corridas de bigas e lutas entre gladiadores, e o uso de arcos, aquedutos e canais.!
Resposta. Os romanos assimilaram dos etruscos o hábito de usar toga; a crença de utilizar litores (oficiais que protegiam a autoridade máxima em público); a crença na possibilidade de ler o futuro pela movimentação dos pássaros no céu; o uso da abóbada e do arco nas construções.
Os etruscos exerceram grande influência sobre a sociedade romana, desde cultura, artes, rituais e padrões sociais. Vale lembrar que os Italiotas habitaram a península itálica, a partir de 2000 a. ... Embora os etruscos tenham resistido durante muito tempo, sua cidades estados não possuíam união.
Na arte, os etruscos se destacaram no artesanato, pintura, escultura e arquitetura. Os principais materiais utilizados eram o barro, terracota, argila, pedras, madeira, mármore, ouro e marfim. Além disso, eles dominavam as técnicas de fundição de metais e, portanto, desenvolveram diversos objetos de ferro e bronze.
Ao transmitir seus valores, cultura, mitos, crenças e divindades os etruscos e gregos contribuíram para a formação da religiosidade romana, que foi principalmente formada com base nos deuses da mitologia grega.
A escravidão na Antiga Roma implicava uma quase absoluta redução nos direitos daqueles que ostentavam essa condição, convertidos em simples propriedades dos seus donos. Com o passar do tempo, os direitos dos escravos aumentaram. ... [3] As revoltas de escravos, tal como terceira Guerra Servil foram duramente reprimidas.
Resposta. Resposta: Há uma versão mitológica para a fundação de Roma porque segundo a lenda mais tradicional, os dois irmãos gêmeos, Rômulo e Remo, participaram da fundação da cidade após terem sido abandonados no rio e salvos por uma loba que os amamentou, mantendo-os vivos.
De acordo com os historiadores, a fundação de Roma resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da península itálica : gregos, etruscos e italiotas. Desenvolveram na região uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris.
Segundo especialistas, a fundação de Roma ocorreu a partir da construção de uma fortificação criada pelos latinos e sabinos. Esses dois povos tomaram tal iniciativa, pois resistiam às incursões militares feitas pelos etruscos. No entanto, os mesmos etruscos vieram a dominar a região no século VII a.C..